Topo

Esse conteúdo é antigo

Argentina apura como 57 tripulantes isolados por 1 mês no mar pegaram covid

Navio pesqueiro onde 57 tripulantes foram diagnosticados com a covid-19 na Argentina - Télam/Agência Nacional de Notícias
Navio pesqueiro onde 57 tripulantes foram diagnosticados com a covid-19 na Argentina Imagem: Télam/Agência Nacional de Notícias

Do UOL, em São Paulo

14/07/2020 11h30Atualizada em 15/07/2020 00h27

Um caso envolvendo 57 tripulantes de um barco está intrigando a Argentina: depois de 35 dias no mar, eles desembarcaram com sintomas da covid-19 e tiveram o diagnóstico confirmado após passarem por exames. O que todos tentam descobrir é como eles pegaram a doença, já que testaram negativo antes da viagem e não tiveram contato com outras pessoas durante todo esse tempo.

A ministra da Saúde da província de Terra do Fogo, Judit Di Giglio, foi quem confirmou os testes positivos dos tripulantes do navio de pesca. Segundo ela, dois deles foram hospitalizados e o estado de saúde deles é estável. Ao todo, 61 pessoas estavam a bordo. Outros dois tripulantes testaram negativos e dois ainda aguardam o resultado dos exames.

"Eles realizaram 14 dias de isolamento em um hotel em Ushuaia e depois entraram no barco, sempre ficando no mar e sem contato com nenhum porto", esclareceu ela. Segundo Judit, agora, uma equipe tenta traçar a cronologia dos sintomas dos marinheiros para tentar estabelecer a origem do contágio

De acordo com o jornal "La Nacion", no último sábado, o navio Echizen Maru desembarcou na costa da cidade de Ushuaia, alertando que havia sete pessoas com sintomas compatíveis com o da covid-19. Por isso, todos os que estavam no navio passaram por exames.

O chefe de Infectologia do Hospital Regional de Ushuaia e membro do Comitê Operacional de Emergência (COE), Leandro Ballatore, afirmou ao jornal "Sur Noticias" que a situação merece uma "investigação exaustiva". "Durante o período em que eles estiveram aqui, não tivemos nenhum caso circulando", disse ele.

A Argentina tem mais de 100.000 casos confirmados da covid-19 e 1.859 mortes causadas por complicações da doença. A maioria dos casos e mortes foram registrados na região da grande Buenos Aires.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ushuaia é uma cidade, e não uma província. A informação foi corrigida.