Topo

Esse conteúdo é antigo

Policial envenenado com Novichok confronta Boris Johnson nas redes

27.abr.2020 - O primeiro-ministro britânico Boris Johnson fala em Downing Street depois de se recuperar da covid-19  - John Sibley/Reuters
27.abr.2020 - O primeiro-ministro britânico Boris Johnson fala em Downing Street depois de se recuperar da covid-19 Imagem: John Sibley/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/09/2020 13h12

Um policial do Reino Unido que foi envenenado com Novichok em março de 2018 confrontou o primeiro-ministro inglês Boris Johnson nas redes sociais sobre o caso.

Johnson usou as redes sociais para condenar o governo russo pelo envenenamento do líder da oposição, Alexei Navalny, afirmando que vai "trabalhar com parceiros internacionais para garantir que a justiça seja feita".

Então, o policial Nick Bailey, que foi hospitalizado após entrar em contato com o agente nervoso na ocasião do ataque a Sergei Skripal e sua filha Yulia, respondeu ao primeiro-ministro: "Tenho muito o que dizer sobre este tweet. Mas não posso e não irei".

A esposa de Bailey, Sarah, também cobrou o primeiro-ministro inglês dizendo: "Justiça seria bom. Ações falam mais alto do que palavras". Os tweets dos dois foram excluídos depois.

Sarah Bailey ainda cobrou justiça para Dawn Sturgess, a britânica que morreu após cheirar o frasco de agente novichok usado para envenenar Skripal acreditando que fosse perfume.

A promotoria inglesa chegou a conclusão de que dois cidadãos russos eram os responsáveis pelo ataque, mas eles não foram punidos porque a Constituição russa não permite extradição.

O governo alemão confirmou ontem que Navalny foi envenenado na Rússia com a mesma substância. O governo russo nega.