Topo

Esse conteúdo é antigo

Granada da 2ª Guerra Mundial explode em casa; família achou objeto na praia

Granada explodiu na pia da cozinha após ser cutucada por um alfinete - Reprodução/Facebook/Jodie Crews
Granada explodiu na pia da cozinha após ser cutucada por um alfinete Imagem: Reprodução/Facebook/Jodie Crews

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/12/2020 09h48

Uma granada da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) explodiu na casa de uma família inglesa após a mãe e a filha encontrarem e levarem o objeto para casa por pensarem ser um fóssil. Curiosa para descobrir a origem do objeto misterioso, a mãe, Jodie, cutucou a granada com um alfinete e viu uma fumaça sair de dentro dela. Então, Jodie deixou a granada na pia da cozinha e saiu correndo antes da explosão. Ninguém se feriu com o acidente.

Jodie e a filha de oito anos, Isabella, encontraram o explosivo enquanto passeavam em uma praia na cidade de Deal. A dupla logo se intrigou com o objeto aparentemente antigo, e decidiu levar o "tesouro" para casa.

Enquanto a mãe não sabia o que era o objeto, ele ficou exposto no centro da sala de estar da família.

Após compartilhar fotos da granada em sites de fósseis e de arqueologia, Jodie foi instruída a cutucar o objeto com um alfinete para descobrir se o suposto fóssil se tratava vômito de baleia.

Formato do objeto intrigava a mãe, que postava fotos dele em sites de arqueologia - Reprodução/Facebook/Jodie Crews - Reprodução/Facebook/Jodie Crews
Formato do objeto intrigava a mãe, que postava fotos dele em sites de arqueologia
Imagem: Reprodução/Facebook/Jodie Crews

Jodie explicou que caso saísse uma fumaça branca de dentro do objeto, ele seria de fato vômito de baleia. Contudo, o que ela viu ao inserir o alfinete no objeto foi fogo em vez de fumaça.

Segundo Jodie, o explosivo "simplesmente se transformou em uma bola de fogo." "Peguei a granada e corri com o braço estendido para a cozinha, onde a joguei na pia", contou a mulher de 38 anos para o jornal inglês Daily Star.

A explosão da granada antiga não foi instantânea, dando tempo para a família sair do local e se salvar. "Meu primeiro pensamento foi salvar minha filha, casa, gatos e cachorros; a adrenalina deve ter entrado em ação e assumido o controle", relatou Jodie.

Jodie e a filha já estavam em segurança no jardim, com os quatro gatinhos e dois cachorros da família, quando a explosão aconteceu. O estrondo da granada assustou os vizinhos, que logo acionaram o Corpo de Bombeiros para socorrer a casa repleta de fumaça.

Grandes esforços, no entanto, não foram necessários por parte dos bombeiros, que apenas encontraram a granada queimada dentro da pia. Não houve alastramento de fogo, e os únicos danos na estrutura da casa foram ao parapeito de uma janela.

Ao relembrar do susto, a mãe revelou que o estilo aventureiro da família vai ser deixado um pouco de lado: "Isabella estava pedindo um detector de metais par Natal. Acho que ela pode acabar com um Nintendo Switch depois desse incidente. Todos os meus amigos me fizeram prometer não pegar nada na praia novamente", afirmou a mãe, assumindo a culpa pelo acidente.