Topo

Esse conteúdo é antigo

Viagem no tempo? O caso do voo que sai em 2021 e chega ainda em 2020

United Airlines - Getty Images
United Airlines Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/12/2020 21h14

A virada do ano dá motivo para diversas piadas, brincadeiras e casos curiosos. Mas além daquele papo de que "tomei banho ano passado", o fuso horário também prega suas peças. É o caso do voo UA 200 da United Airlines, que completa uma "viagem no tempo". Mas não é nada disso.

O caso é o seguinte: o avião saiu de Guam, um território insular dos EUA na Micronésia, na região oeste do Oceano Pacífico, às 07h51 da manhã. O destino é Honolulu, capital do Havaí, com previsão para 19h19.

A questão é que em Guam já é 2021. Então, no momento da publicação deste texto, o relógio marca pouco mais das 10h da manhã do 1º de janeiro lá.

Porém, no Havaí ainda dá para ver os raios de sol da tarde de 31 de dezembro. Em Honolulu, o horário atual passou há pouco das 14h. Ou seja, eles vão comemorar o ano novo mais tarde até do que os brasileiros.

Explicando de forma mais simples: imagina se você saísse da Austrália, logo depois de ter visto a comemoração da virada do ano de lá, e pegasse um avião para algum país cujo fuso horário é mais cedo até do que o Brasil.

Veja abaixo os detalhes do voo — e olha que saiu até antes do que o previsto. O lado bom disso tudo é que os passageiros podem comemorar a virada duas vezes.

Detalhes do voo que saiu de 2021 e chegará em 2020 - Reprodução - Reprodução
Detalhes do voo que saiu de 2021 e chegará em 2020
Imagem: Reprodução

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, o voo é da United Airlines e não da American Airlines. O texto foi corrigido.