Topo

Esse conteúdo é antigo

Seul vai fazer teste de covid-19 em gatos e cães com sintomas

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 08h00

A prefeitura de Seul, capital da Coreia do Sul, anunciou que vai fazer teste de covid-19 em cães e gatos que apresentarem sintomas da infecção causada pelo novo coronavírus.

Desta maneira, as pessoas que detectarem febre ou dificuldades respiratórias nos animais de estimação deverão levá-los aos locais de testagem. Em um primeiro momento, a recomendação é para que apenas cães e gatos que tiveram contato com humanos portadores do vírus passem pela verificação.

Caso o teste seja positivo, o animal de estimação deve ficar em casa. Não há recomendação para isolamento, uma vez que não há indícios de que cães e gatos transmitam o vírus.

A medida foi tomada depois que o país registrou, no final de janeiro, o primeiro caso de um gato infectado pelo novo coronavírus. A suspeita é que uma mãe e uma filha, que estavam hospedadas no mesmo lugar, tenham passado o vírus para o animal, uma vez que ambas tiveram teste positivo para covid-19.

Casos de infecção por coronavírus em animais foram registrados em diferentes partes do mundo, mas até o momento não há indícios de que qualquer espécie exerça papel importante na cadeia de transmissão entre humanos.

Estudos avaliam o risco de transmissão entre animais da mesma espécie. O oficial de controle de doenças do país, Park Yoo-mi, orientou os residentes a manterem seus animais de estimação "a pelo menos dois metros de distância das pessoas e de outros animais de estimação ao passear".