Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe diz que filha 'tem sorte de estar viva' após ser mordida por hamster

Imagem Ilustrativa; A infecção causada pela mordida poderia ter atingido o coração da menina - Getty Images
Imagem Ilustrativa; A infecção causada pela mordida poderia ter atingido o coração da menina Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/03/2021 11h59

Sapphire Swannack, de 9 anos, estava segurando Blue, seu hamster de estimação, quando ele de repente mordeu o seu dedo. O que parecia ser uma ferida normal, no entanto, foi se espalhando pelo braço da garota inglesa, que teve que passar por uma cirurgia, e, segundo a mãe dela, a criança "tem sorte de estar viva".

A mordida inicialmente abriu um corte no dedo de Sapphire e a deixou com muita dor. A mãe dela, Lucie, então deu antibióticos para a menina tomar, presumindo que ela melhoraria apenas com eles.

Todavia, mesmo com os medicamentos, o dedo da criança não parava de inchar e alguns dias depois o quadro se agravou. "Eu pude ver uma erupção cutânea preocupante se espalhando por seu braço e imediatamente soube que tínhamos que levá-la ao pronto-socorro", disse a mãe ao tabloide The Sun.

Na chegada ao hospital, a frequência cardíaca de Sapphire estava muito alta e os médicos prontamente colocaram um soro intravenoso nela. A família, no entanto, não podia vê-la, pois a menina estava com febre e foi colocada no isolamento de covid-19 — um teste subsequente comprovou que ela não estava infectada pelo vírus.

Então, na manhã seguinte, os médicos aplicaram uma anestesia geral na garota para operá-la e limpar a ferida. "A infecção poderia ter atingido seu coração. Ela poderia ter morrido", relatou Lucie sobre o que ouviu dos cirurgiões.

De acordo com o The Sun, infecções graves causadas por mordidas de hamsters são raras. O Serviço Britânico de Saúde, todavia, aconselha atenção urgente, caso uma ferida causada por um animal comece a ficar inchada.

Blue, o hamster que mordeu Sapphire, foi enviado para viver com alguns parentes da família. "Dissemos a eles para usar luvas de boxe ao manuseá-lo", acrescentou Lucie.