Mulher sente 'caroço' do tamanho de bola de golfe e descobre câncer raro
Uma australiana foi diagnosticada com um câncer raro após descobrir que tinha uma espécie de "caroço" na parte de trás da perna, durante o banho. Greeta Patel, de 26 anos, que mora em Wynyard (Austrália), viu a doença se espalhar pelo pulmão e agora terá que aprender a viver à base de imunoterapia.
Tudo começou durante um banho. Greeta percebeu a anormalidade na pele, fez alguns exames e foi diagnosticada com o câncer. Ela disse que, antes de descobrir o "caroço", quando ainda tinha 25 anos, teve tosse durante três semanas, mas sequer desconfiou que poderia ser indício de alguma doença.
"Eu estava no banho uma noite e senti um caroço na parte de trás da minha perna, era do tamanho de uma bola de golfe. Infelizmente, depois de mais investigações, descobri que se espalhou para os meus pulmões e os médicos não podiam operar", disse ela ao site Teesside Live.
Greeta havia acabado de se casar e começava a fazer inúmeros planos pessoais. "Eu tinha acabado de me casar e comprei uma casa, tinha apenas 25 anos e estava ansiosa para planejar tudo. Comecei então um novo tipo de quimioterapia chamada imunoterapia para tentar encolher os tumores nos meus pulmões", relata.
O tratamento fez com que a corretora de imóveis ficasse incapacitada de andar sozinha. A companhia do marido Ankush compensa a ausência de outros parentes, que não puderam estar ao lado dela por conta da pandemia de covid-19. "Foi uma sensação horrível, e foi em um momento terrível durante a pandemia, então as pessoas não podiam me visitar no hospital. Felizmente, Ankush tem me apoiado muito", conta.
Greeta acha que constantemente as mulheres são instruídas a fazerem o autoexame do câncer de mama, mas que não são alertadas a verificar outros problemas. "Queria chamar a atenção para coisas como esta porque nem sabia que podia ficar com caroços nas pernas, principalmente nesta idade", acrescentou. "As mulheres são orientadas a verificar se há caroços nos seios e fazer exames de esfregaço regularmente, mas ninguém fala sobre isso", diz.
"Estou tentando manter meu ânimo, espero sair de férias assim que o bloqueio for cancelado e quero aproveitar a vida o máximo possível agora. Estou pensando positivo e espero um milagre", desabafa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.