Topo

Esse conteúdo é antigo

Defesa de invasor do Capitólio diz que Fox News o 'obrigou' a fazer aquilo

Apoiadores de Donald Trump invadem Capitólio para protestar contra resultado das eleições nos EUA - SHANNON STAPLETON/REUTERS
Apoiadores de Donald Trump invadem Capitólio para protestar contra resultado das eleições nos EUA Imagem: SHANNON STAPLETON/REUTERS

Colaboração para o UOL

07/05/2021 13h17

O advogado de um homem acusado de invadir o Capitólio em janeiro deste ano adotou uma linha de defesa curiosa para o cliente. Segundo Joseph Hurley, Anthony Antonio foi "obrigado" pela emissora de TV Fox News a participar da insurreição.

Antonio enfrenta cinco acusações, incluindo entrada violenta, conduta desordeira e impedimento da aplicação da lei durante desordem civil.

Durante a audiência, Hurley disse que seu cliente foi vítima das "mentiras persistentes" sobre a suposta fraude na eleição presidencial do ano passado, no qual o democrata Joe Biden superior o republicano Donald Trump. O advogado argumentou que enquanto Antonio estava desempregado— seis meses antes do episódio— ele ficava assistindo a Fox News, comparando os efeitos colaterais de uma "dieta constante de desinformação" a uma síndrome de saúde mental.

"A Fox Television tocava constantemente. Ele ficou viciado no que chamo de 'Foxitis' ou 'Foxmania', se interessou pelo aspecto político e passou a acreditar no que estava sendo alimentado para ele", disse.

Vídeos obtidos pelo FBI no dia do motim mostram Antonio participando ativamente da invasão. Ele é visto usando um colete à prova de balas com um remendo do grupo extremista antigovernamental conhecido como Três Por Cento. Em determinado momento da gravação ele grita para os policiais: "Vocês querem guerra? Temos guerra. 1776 tudo de novo".

Posteriomente, Antonio é visto com um escudo, que parecia ter sido tomado da polícia, esguichando água em um agente sendo arrastado para uma multidão, roubando uma máscara de gás e pulando por uma janela quebrada do Capitólio.