Topo

Esse conteúdo é antigo

Ratos roem fiação, geram incêndio em casa e família fica sem-teto

Família australiana tinha infestação de ratos em casa; os roedores ocasionaram um incêndio - Reprodução/Today/Facebook/NSW Farmers
Família australiana tinha infestação de ratos em casa; os roedores ocasionaram um incêndio Imagem: Reprodução/Today/Facebook/NSW Farmers

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/05/2021 17h24Atualizada em 26/05/2021 17h35

Uma família de Nova Gales do Sul, na Austrália, ficou sem-teto depois que ratos infestaram sua casa e roeram parte da fiação, ocasionando um incêndio no local na última sexta-feira (21).

Segundo o site australiano News.com.au, Rebekah Ward, mãe de três filhos, estava fora do imóvel quando recebeu a ligação de uma amiga avisando sobre o fogo, voltando rapidamente para a propriedade, que já era consumida pelas chamas.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

Um vizinho, identificado como Mark Adams, salvou o pug da família, Little Miss, e a gata, Lexie, segundo o site Daily Telegraph.

Já os filhos de Rebekah, John, de 12 anos, Charlie, de 9, e Oliver, de 7, estavam a caminho de um treino de futebol e saíram ilesos do incidente.

A polícia local informou à família que o incêndio foi causado por ratos, que viviam no telhado e nas paredes e roeram fios elétricos.

Ao programa Today, exibido pela emissora australiana 9now, Ward disse que "metade da cidade" tentou salvar a casa, mas já era tarde demais.

A família acabou ficando desabrigada e agora depende de doações, que estão sendo feitas por meio do site de arrecadação coletiva GoFundMe. Até agora, a vaquinha já juntou 13,8 mil dólares australianos, o que equivale a cerca de R$ 56,7 mil.

Família de Nova Gales do Sul, na Austrália, perdeu sua casa depois que ratos roeram a fiação da residência - Reprodução/GoFundMe - Reprodução/GoFundMe
Família de Nova Gales do Sul, na Austrália, perdeu sua casa depois que ratos roeram a fiação da residência
Imagem: Reprodução/GoFundMe

Na descrição do site de arrecadação, uma amiga de Rebekah, Zoe Mabey, conta que os três filhos da mulher estavam a caminho de um treino de futebol com o pai deles, James, quando o incêndio começou.

Ela comenta que o mais importante é que todos os cinco integrantes do conjunto familiar estão vivos, mas que o desastre os deixou apenas com as roupas que vestiam naquele momento.

"Eles perderam absolutamente tudo. Seu mundo inteiro. Os brinquedos, livros, roupas de toda a família, itens pessoais, roupa de cama, itens do banheiro, fotos, heranças não substituíveis, móveis, memórias e a lista é infinita", escreveu Mabey.

Praga de roedores

Nos últimos meses, moradores de várias localidades na Austrália, de Brisbane a Melbourne, relataram o aparecimento de infestações de ratos nas redes sociais. Eles não só têm invadido casas e escolas, como também destruído plantações.

"As pessoas estão colocando os pés de suas camas em baldes ou potes de água, mas os ratos ainda estão subindo pelas cortinas, pulando em suas camas e os mordendo", contou Xavier Martin, um agricultor de grãos de Nova Gales do Sul, ao The Telegraph.