Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: furacão Elsa destrói casas em Barbados e se aproxima da Flórida

Casa fica destruída após passagem do furacão Elsa, em Barbados - REUTERS/Nigel Browne
Casa fica destruída após passagem do furacão Elsa, em Barbados Imagem: REUTERS/Nigel Browne

Do UOL, em São Paulo*

03/07/2021 09h16

O furacão Elsa arrancou telhados de casas, derrubou árvores e provocou inundações na nação insular de Barbados, nas Pequenas Antilhas, e atingiu St. Vincent com fortes chuvas e ventos ontem (2), enquanto a tempestade se dirigia para o Haiti. Nos próximos dias, ele se aproxima da Flórida e pode atrapalhar as buscas por vítimas após o desabamento de um prédio perto de Miami.

Elsa, primeiro furacão de 2021 e a quinta tempestade tropical do ano na bacia do Atlântico, atingiu a força de furacão na última quinta-feira.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), hoje o furacão passará perto da costa sul de República Dominicana e Haiti, enquanto no domingo se aproximará da Jamaica e de partes do leste de Cuba.

No cone de trajetória do NHC, o furacão aparece sobre a península da Flórida, nos EUA, nos primeiros dias da próxima semana.

A maior preocupação é sobre o possível impacto nos esforços de buscas por vítimas no prédio que desabou parcialmente em Miami-Dade no último dia 24 de junho. Os bombeiros resgataram 22 corpos e ainda há mais de 140 pessoas desaparecidas.

Além do vento, o Elsa pode provocar tempestades e aumentar o nível do mar e das chuvas, intensificando o risco de enchentes e deslizamentos de terra.

*Com informações da Reuters e Efe