Topo

Esse conteúdo é antigo

Vulcão: Moradores são evacuados e Pedro Sánchez se dirige às Ilhas Canárias

Vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entra em erupção - BORJA SUAREZ/REUTERS
Vulcão de Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, entra em erupção Imagem: BORJA SUAREZ/REUTERS

Colaboração para o UOL*

19/09/2021 14h16

O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, viajará neste domingo (19) para a ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, local em que o vulcão de Cumbre Vieja entrou em erupção hoje, às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local). Ele prestará apoio à população, que começou a ser evacuada da região próxima ao complexo vulcânico logo após o início das atividades.

"Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova York" para participar da Assembleia Geral da ONU, "e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos", informou o serviço de imprensa do governo espanhol em um comunicado.

Enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas chegaram a ser removidos da região antes mesmo da erupção, que ocorreu em Cabeza de Vaca em El Paso, de acordo com o governo das Ilhas Canárias. Ao todo, 700 moradores foram evacuados da costa por precaução, uma vez que a lava pode afetar a estada principal que liga a capital do município a Puerto Naos, segundo informa o jornal El Diario.

A primeira vice-prefeita e vereadora de Segurança Cidadã local, Lorena Hernández, detalhou, em declarações à Efe, que entre os desabrigados estão 500 turistas que estavam hospedados em Puerto Naos.

Ainda de acordo com El Diario, equipes de saúde, com o apoio de pessoal da Cruz Vermelha, já atendem cerca de 50 pessoas com mobilidade reduzida que haviam sido evacuadas anteriormente e que foram transferidas, junto com seus acompanhantes. Soldados foram destacados para ajudar na evacuação, disse o Ministério da Defesa, e espera-se que mais moradores sejam evacuados das cidades vizinhas. Oficialmente, o estado geral de todas as pessoas evacuadas é bom.

Atividade prevista

Antes da erupção, os cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional de Cumbre Vieja, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional (ING), da Espanha. O alerta de risco vulcânico foi acionado ontem pelas autoridades espanholas.

De acordo com o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, a erupção é de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami.

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia nesta semana, ao entrar em alerta amarelo. O vulcão da região ganhou destaque no Brasil, uma vez que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami, com força suficiente para chegar à costa brasileira. O risco desse cenário acontecer é baixo.

* Com informações da Reuters e AFP