Topo

Esse conteúdo é antigo

Inglesa pega doença rara e fica com lesões profundas na pele: 'Dor extrema'

Kirsten Cowell, de 19 anos, teve o rosto coberto por feridas em um caso de doença rara de pele - Arquivo pessoal/Kennedy News and Media
Kirsten Cowell, de 19 anos, teve o rosto coberto por feridas em um caso de doença rara de pele Imagem: Arquivo pessoal/Kennedy News and Media

Do UOL, em São Paulo

04/11/2021 12h49Atualizada em 05/11/2021 08h41

A inglesa Kirsten Cowell, de 19 anos, viu sua vida mudar após ter o rosto coberto por feridas com até dois centímetros de profundidade. A principal suspeita dos dermatologistas que acompanham o caso é que a jovem tenha uma lesão do tipo pioderma gangrenoso, uma doença rara de pele que provoca feridas com a aparência de um vulcão. (ATENÇÃO: a matéria possui imagens fortes a seguir)

As marcas começaram a aparecer no rosto de Kirsten há três meses. Ela estranhou as pequenas manchas espalhadas pela face, mas achou que logo elas desapareceriam.

"Elas continuaram crescendo e explodindo e acabaram se transformando em buracos que ficaram cada vez maiores e se tornaram o que são agora", disse Allison, mãe da jovem, ao jornal Manchester Evening News.

Lesões de pele do tipo pioderma gangrenoso podem ser causadas por um pequeno ferimento, arranhão ou picada de inseto, e também podem estar relacionadas à doença de Crohn. A jovem diz não saber como pegou a doença.

Ao todo são 18 feridas. Quando começam a cicatrizar, os ferimentos ficam cobertos por uma pele escura. Com a condição, a jovem não sai mais de casa, terminou o namoro de dois anos e tem feito uma dieta à base de iogurte, sorvete e sopa, alimentos mais leves de mastigar.

"Eu sinto como se tivesse sido esfaqueada no rosto. Sinto constantemente uma dor extrema, até quando movo alguma parte do rosto ou da cabeça, e é pior pela manhã", relatou Kirsten.

As feridas no rosto de Kirsten Cowell, de 19 anos, apareceram há 3 meses e pioraram com o tempo. Ela passará por cirurgia amanhã - Kennedy News and Media - Kennedy News and Media
As feridas no rosto de Kirsten Cowell, de 19 anos, apareceram há 3 meses e pioraram com o tempo. Ela passará por cirurgia amanhã
Imagem: Kennedy News and Media

"Minha vida agora consiste em lidar com a dor 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não consigo mais fazer nada. Tive que voltar para a casa da minha mãe porque preciso de cuidados", completou ela.

A família segue em busca de um especialista na doença para melhorar o estado de Kirsten. A jovem está sendo tratada com antibióticos e esteroides e passará por uma cirurgia amanhã, para tentar remover e limar as feridas.