Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião com 74 pessoas toca pista com trem de pouso a 90º e pneus estouram

Aeronave ATR-72-500 sofreu pequenos danos em pouso falho, apesar das rodas destruídas - Reprodução/Aviation Herald
Aeronave ATR-72-500 sofreu pequenos danos em pouso falho, apesar das rodas destruídas Imagem: Reprodução/Aviation Herald

Colaboração para o UOL

25/11/2021 10h20

Uma aeronave ATR-72-500 sofreu um acidente durante o pouso no aeroporto de Saidpur, em Bangladesh. Quando o bimotor turboélice tocou na pista, as suas rodas permaneceram viradas, causando sérios danos ao seu trem de pouso dianteiro, que travou a 90º.

Ao tocarem no asfalto, os pneus da aeronave estouraram.

Registrada sob a matrícula S2-AHF, a aeronave da companhia bangladesa Novoair realizada o voo VQ-967 da cidade de Dhaka para Saidpur, ambas no país asiático. De acordo com informações publicadas pelo The Aviation Herald, o ATR-72-500, que estava com 69 passageiros e 4 tripulantes, chegou ao aeroporto de Saidpur e pousou pela pista 34 às 12h52 UTC.

Apesar das dificuldades, os pilotos conseguiram manter a aeronave no centro da pista de pouso até a sua parada. Assim que os motores foram desligados, as equipes de emergência se deslocaram até a aeronave.

Os passageiros foram desembarcados em segurança e nenhum ficou ferido. Em seguida, o bimotor foi retirado do local pelo Exército de Bangladesh, para avaliações das causas do incidente. Mais tarde, a pista voltou a receber pousos e decolagens programados para o dia 18 de novembro.

Ontem, 24 de novembro, o Aeronautical Institute of Bangladesh (AIB), afirmou que a aeronave sofreu pequenos danos. Segundo dados da plataforma de rastreio de voos Radarbox, a aeronave continua no solo, quase uma semana depois do acidente.