Topo

Devastação de florestas do globo caiu 20% na última década, diz ONU

Mônica Villela Grayley

Da Rádio ONU em Nova York.

21/03/2013 14h44

A ONU (Organização das Nações Unidas) marca, pela primeira vez, o Dia Internacional das Florestas nesta quinta-feira (21).  

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a taxa de desmatamento caiu cerca de 20%, na última década, em todo o globo. Ele lembrou, ainda, que 3 milhões de pessoas ainda utilizam a madeira como fonte de combustível em todo o mundo, mostrando a importância da preservação das florestas.

As florestas cobrem um terço do planeta e servem de morada para 750 milhões de pessoas. Além disso, mais de 2 milhões de pessoas no planeta dependem das florestas para se sustentar, afirma a organização.

O Dia foi escolhido pela ONU para chamar a atenção para a preservação das matas, que concentram 75% da água doce da Terra. Além disso, as florestas ajudam a estabilizar encostas, evitar deslizamentos e proteger comunidades costeiras de tempestades e até tsunamis.

Tsunamis

Uma outra razão para comemorar o Dia Internacional das Florestas é ressaltar a importância de todos os tipos de ecossistemas para o desenvolvimento sustentável. O desmatamento e as mudanças no manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono geradas pelo ser humano.

O Secretário-Geral encerrou sua mensagem sobre a data pedindo aos governos e à sociedade civil que se comprometam em reduzir o desmatamento e a pobreza para promover formas de subsistência sustentáveis para quem vive nas florestas.