Topo

Aquário de Tóquio exibe o único peixe com sangue transparente no mundo

Em Tóquio

05/04/2013 17h06

O aquário de Tóquio apresentou nesta sexta-feira (5) um peixe com sangue totalmente transparente, uma criatura única no mundo procedente das profundezas do oceano Antártico.

"Este peixe é o único animal vertebrado conhecido com sangue transparente. Seu sangue é transparente porque não tem hemoglobina, que dá a coloração vermelha ao sangue e transporta oxigênio" pelo corpo, explicou Satoshi Tada, funcionário do aquário de Tóquio.

O aquário da capital japonesa diz ser o único a ter exemplares deste peixe sem escamas, encontrado por pescadores. "Felizmente temos um macho e uma fêmea e em janeiro, cruzaram", disse Tada.

Segundo os pesquisadores, estre peixe, que vive a mil metros de profundidade, pode sobreviver sem hemoglobina graças ao tamanho do seu coração e usa seu plasma sanguíneo para circular o oxigênio pelo corpo.

Pelo que parece, ele absorve o oxigênio através da pele, mas ainda resta um mistério a resolver: "Por que perdeu hemoglobina? Faltarão estudos e pesquisas para elucidar este ponto", afirmou Tada.