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Avião solar inicia 2ª fase da travessia dos EUA com meta de 18 h de voo

Em Los Angeles

22/05/2013 10h38

O avião Solar Impulse, primeira e única aeronave movida a energia solar, iniciará nesta quarta-feira (22) a segunda etapa da travessia dos Estados Unidos, partindo de Phoenix, no Arizona (Sudoeste), com destino a Dallas, no Texas (Sul), anunciou um dos encarregados do projeto.

O avião experimental, pilotado pelo aventureiro suíço Bertrand Piccard, iniciou a primeira etapa da viagem em 3 de maio, da Base da Força Aérea Moffett, perto de San Francisco, na Califórnia (Oeste).

Na quarta-feira, o avião solar, desta vez sob o comando do suíço André Borschlberg, tentará chegar a Dallas, a 1.337 quilômetros, de uma única vez, um recorde para a aeronave.

O avião de um lugar e 1,6 tonelada, feito em fibra de carbono e com envergadura de 63,4 metros - o equivalente a um Boeing 747 -, decolou do Aeroporto Internacional de Phoenix às 4h41 locais (8h47 no fuso horário de Brasília) e espera-se que chegue ao seu destino após 18 horas de voo - às 03h de quinta-feira (23), no horário de Brasília.

A travessia de Oeste a Leste do país, com destino final em Nova York, será feita em cinco etapas por motivos de segurança, explicaram os aventureiros.

Tecnicamente, o dispositivo poderia fazer o voo direto, mas isto não é permitido pelas autoridades porque só há lugar para um piloto e cada um é limitado a voar no máximo por 24 horas, afirmaram.

Escalas do avião

Depois de Dallas, o avião solar seguirá para Saint Louis, no Missouri. Em seguida, se dirigirá ao aeroporto Dulles, de Washington, em meados de junho e, finalmente, chegará ao aeroporto JFK, de Nova York, em julho.

O avião solar ficará entre uma semana e dez dias em cada escala, permitindo aos curiosos ver e falar com os pilotos.

O objetivo é promover a tecnologia da aeronave, que com quatro motores elétricos de dez cavalos de potência instalados sob uma asa gigantesca, é alimentada por 12 mil células fotovoltaicas capazes de produzir eletricidade suficiente para carregar uma bateria de lítio de 400 quilos.

O projeto Solar Impulse já tem dez anos, mas fez o primeiro voo em 2009. Em 2010, a aeronave fez uma viagem sem escalas de 26 horas e, um ano depois, viajou entre a Bélgica e a França. Em 2012 realizou a primeira travessia transcontinental de 2.500 quilômetros entre Madrid e Rabat.

André Borschberg e Bertrand Piccard pretendem dar uma volta ao mundo em uma versão melhorada do avião em 2015.