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Avião solar completa terceira etapa da travessia americana

Em Washington

04/06/2013 11h17

O avião Solar Impulse, primeira e única aeronave movida por energia solar, decolou do Texas, no Sul dos Estados Unidos, na segunda-feira (3) e pousou no Missouri usando um "revolucionário" hangar inflável no aeroporto de Saint Louis, devastado pelos tornados que castigaram esta região central do país.

"Tenho a impressão de voltar de outro mundo", afirmou o piloto da aeronave, o suíço Bertrand Piccard, ao pousar no Missouri.

A terceira etapa, das cinco previstas pelos criadores Piccard e André Borschberg para atravessar os Estados Unidos, começou na semana passada na Califórnia.

O objetivo é promover a tecnologia do avião que depende de 12 mil células fotovoltaicas para produzir eletricidade para carregar sua bateria de lítio de 400 quilos, necessária para alimentar os motores elétricos a hélice de 10 cavalos de força, tanto de dia quanto de noite.

O avião é particularmente sensível a turbulências e não tem espaço para passageiros, mas Piccard insistiu em que estas questões não são contratempos, mas desafios para o futuro.

Próxima parada

Depois de deixar Missouri, a aeronave se dirigirá ao aeroporto Dulles, perto da capital Washington, em meados de junho, e finalmente, chegará no aeroporto Kennedy, de Nova York, em julho.

A parada em St. Louis "é muito importante e simbólica" para os organizadores da travessia, pois é uma forma de prestar homenagem ao pioneiro da aviação Charles Lindbergh e seu Spirit of St. Louis, o primeiro avião que voou de Nova York a Paris sem escalas.

O trecho entre Texas e Missouri é o mais longo realizado por Piccard até o momento com a aeronave. A unidade permanecerá entre uma semana e dez dias em cada parada, onde o público poderá ver o avião e fazer perguntas aos pilotos e outros participantes do projeto.

O Solar Impulse, projeto iniciado há dez anos, fez seu primeiro voo em junho de 2009. Em 2010, o avião solar voou 26 horas ininterruptas para demonstrar sua capacidade de acumular energia suficiente durante o dia para continuar voando à noite.

Um ano depois, a aeronave fez o primeiro voo internacional entre Bélgica e França e em junho de 2012, a primeira viagem transcontinental de 2.500 km entre Madri, na Espanha, e Rabat, no Marrocos, em 20 horas. Os suíços pretendem dar a volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada deste dispositivo.