Topo

Rio Grande do Sul registra uma morte pelo frio; 300 cidades têm geada

Flávio Ilha

Do UOL, em Porto Alegre

24/07/2013 08h17Atualizada em 24/07/2013 17h47

Marino Lourenço Fernandes, 53 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (24) numa propriedade rural de Sinimbu, na região central do Rio Grande do Sul. De acordo com o Hospital Beneficente da cidade, a causa da morte foi hipotermia.

Segundo o Instituto Nacional e Meteoroogia (Inmet), a temperatura mínima em Sinimbu chegou a -6ºC durante a madrugada. Segundo o Metsul, 28 municípios do Estado acusaram temperaturas negativas hoje, mas vale lembrar que a grande maioria das cidades não tem estações.

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

Esta foi a primeira morte registrada no Estado durante a atual onda de frio, que provocou geada em quase 300 municípios nesta manhã. O tempo seco acabou abaixando ainda mais as temperaturas no Estado, especialmente na região serrana e nos campos de cima da serra.

Em Porto Alegre, segundo o Inmet, a mínima foi de 3,3ºC na madrugada, mas segundo o serviço de medição da prefeitura fez 1ºC na zona sul da cidade, marcando o dia mais frio do ano na capital. Houve formação de geada nas áreas rurais do município.

As mínimas desta quarta-feira foram registradas na serra gaúcha, segundo o Inmet. Em Gramado fez -6ºC, mas, com o céu limpo e sem vento, a sensação térmica não se alterou.

Em São José dos Ausentes, onde costumam ser registradas as mínimas no Rio Grande do Sul, a temperatura baixou a -3ºC, com sensação térmica de -9ºC.

A neve, assim como na segunda-feira (22), estava prevista para cidades das regiões mais altas – em Vacaria, a mínima ficou em torno dos -4ºC, e em Bom Jesus, onde moradores enfrentaram temperaturas próximas aos -3ºC na madrugada. Mas não foram registradas precipitações.

Outras cidade como Santa Rosa (-4,8ºC),  Farroupilha (-3,3ºC), , Livramento (-2,4ºC), Canela (-1,6ºC) e Bagé (-1ºC) também registraram temperaturas negativas nesta manhã.

A terça-feira (23) possibilitou registros de neve em, pelo menos, nove cidades gaúchas. No Sul do Estado, onde a neve até acumulou em Caçapava do Sul, foi a maior nevada na região desde 2008.