Topo

Merkel liga para Putin e pede solução rápida para ativistas do Greenpeace

Em Berlim

16/10/2013 16h52

A chanceler alemã, Angela Merkel, conversou pelo telefone nesta quarta-feira (16) com o presidente russo, Vladimir Putin, a quem expressou sua "preocupação" pelos ativistas do Greenpeace detidos no país e sua esperança de que se encontre "uma rápida solução" ao caso.

Um porta-voz da chancelaria, Georg Streiter, informou em entrevista coletiva que Putin também parabenizou Merkel por sua vitória nas eleições realizadas no dia 22 de setembro.

Streiter não deu detalhes da resposta de Putin sobre a situação dos ativistas da organização ambientalista, embora ontem o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, tenha afirmado que Moscou não interferirá em um caso que está nas mãos da justiça.

Os 30 ativistas do Greenpeace detidos no navio Artic Sunrise permanecem em prisão preventiva há quase um mês, quando o navio foi interceptado pela guarda de fronteiras russa durante protesto contra a exploração petrolífera no Ártico.

Embora não tenha sido o objetivo da conversa telefônica, o porta-voz de Merkel também demostrou a preocupação de Berlim pelos ataques às minorias étnicas que vivem na Rússia e disse acreditar que as autoridades do país acabem com os eventuais comportamentos xenófobos.

Putin e a chanceler também concordaram em se reunir após a formação do novo governo da Alemanha.