Fofinhos, mas tóxicos: os primatas venenosos que nasceram nos EUA

Dois pequenos primatas da espécie Nycticebus pygmaeus nasceram no Zoológico Nacional Smithsonian, em Washington. Apesar de fofos com seus olhos grandes e redondos, eles não são tão inofensivos quanto parecem.

O que aconteceu

Conhecidos como lóris-pigmeus, os filhotes de Nycticebus pygmaeus nasceram no dia 21 de março. O Zoológico Nacional Smithsonian, onde eles estão, comemorou a novidade em nota divulgada na última semana.

Os dois são os primeiros filhos da primata Naga, de três anos, e de Pabu, de dois anos. O casal da espécie procriou graças ao Plano de Sobrevivência de Espécies da Associação de Zoológicos e Aquários dos EUA.

Ainda não se sabe qual é o sexo dos filhotes. Segundo o zoológico, a equipe responsável pelos cuidados dos animais só determinará isso no primeiro exame veterinário deles, que acontecerá em alguns meses.

Conheça o Nycticebus pygmaeus

Os Nycticebus pygmaeus, ou lóris-pigmeus, são uma espécie onívora, noturna e geralmente solitária. A União Internacional para a Conservação da Natureza os considera ameaçados de extinção.

A espécie pode ser encontrada no Vietnã, Camboja, Laos e China. Eles costumam passar o dia enrolados como uma bola nas árvores, com a cabeça enfiada entre as pernas. Já a noite é usada para a procura de alimentos.

O lóris-pigmeu é o único primata venenoso conhecido. A espécie produz uma secreção nas glândulas da parte interna dos cotovelos que, quando misturada à saliva, serve para envenenar sua mordida. O veneno pode debilitar um predador e causar uma reação alérgica e uma ferida de cicatrização lenta em humanos, de acordo com o Zoológico Nacional Smithsonian.

No entanto, a espécie não usa o veneno contra predadores, porque ele não tem ação rápida. Em vez disso, o veneno é usado em disputas territoriais com outros lóris. Eles também se limpam com o veneno para afastar parasitas e alertar os predadores para ficarem longe.

Continua após a publicidade
Nycticebus pygmaeus, conhecido como lóris-pigmeu
Nycticebus pygmaeus, conhecido como lóris-pigmeu Imagem: Reprodução / Zoológico de San Diego

Durante o inverno, os lóris-pigmeus podem hibernar por um período de até 63 horas. A informação foi divulgada por pesquisadores da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, na Áustria, na revista científica Nature.

Outra característica marcante do lóris-pigmeu são seus olhos enormes e redondos. Segundo o Zoológico de San Diego, como caçador noturno e coletor de alimentos, ele precisa desses olhos grandes para detectar sua próxima refeição.

Os lóris-pigmeus medem entre 15 e 25 centímetros e pesam cerca de 400 gramas. A espécie tem pelagem curta e densa que varia entre o marrom claro e o marrom avermelhado, com peito e barriga brancos e contornos claros no rosto.

A espécie costuma viver cerca de 17 anos, podendo chegar a até 20 anos em zoológicos. Uma gestação dura entre 187 e 198 dias, e gera um ou dois filhotes.

Deixe seu comentário

Só para assinantes