Topo

Porto Alegre tem maior temperatura em 56 anos; calor "opressivo" vem por aí

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

06/02/2014 09h49Atualizada em 06/02/2014 09h49

Porto Alegre registrou, nessa quarta-feira (5), a sua maior temperatura em 56 anos: 39,9ºC.  Na madrugada desta quinta, os termômetros de rua da capital chegaram a marcar 30ºC.

O calor que assola o Rio Grande do Sul desde o fim de 2013 é um dos mais severos já registrados. A máxima foi de 44ºC, em Taquara, na região metropolitana.  Mas o pior, estimam os meteorologistas, ainda está por vir. 

Segundo a empresa de meteorologia MetSul, esta quinta-feira (6) terá calor em níveis "extremos e opressivos". Uma massa de ar extremamente quente cobre o Estado, fazendo com que as temperaturas em diversas regiões superem os 40ºC, especialmente nos Vales e na região metropolitana de Porto Alegre.   

"Pode fazer entre 40ºC e 42ºC na maioria dos bairros de Porto Alegre e nas cidades do Vale do Sinos, com ocasionais marcas maiores em alguns pontos. No Vale do Paranhana, os termômetros devem acusar 43ºC ou 44ºC", explica a meteorologista Estael Sias. 

Ela chama a atenção para as marcas elevadas em pontos em que as temperaturas são sempre amenas nesta época do ano, como nos Campos de Cima da Serra, no nordeste gaúcho, com altitude superior aos mil metros acima do nível do mar. Lá, pode fazer 34ºC.   

A previsão é que da tarde para a noite desta quinta ocorram episódios de chuva isolada com temporais localizados, especialmente na metade sul e no leste gaúchos, quadro que deve se tornar frequente na semana que vem.   

"O calor não dá trégua no Rio Grande do Sul até metade da semana que vem. Mas na próxima semana haverá um aumento significativo das pancadas de chuva e dos temporais no Estado, inclusive alguns muito fortes localmente e com alto risco de danos por vento e granizo, o que fará com que as máximas não fiquem tão extremadas quanto agora em alguns dias", adverte Estael.