Topo

Projeto recupera rios poluídos e cria jardins flutuantes sem gastar muito

Do UOL, em São Paulo

05/06/2014 06h00

Despoluir mananciais não é uma tarefa cara e complicada como se imagina. Uma empresa britânica especializada em desenvolver e instalar sistemas de tratamento de água tem comprovado essa premissa ao redor do mundo. A Biomatrix Water criou uma nova técnica capaz de acelerar o processo natural de restauração da biodiversidade de rios, canais, lagos. O sistema foi implantado no canal Paco, em Manila, capital das Filipinas, que era o destino final de esgoto e lixo.

Acompanhado da revitalização do entorno e de obras de infraestrutura para evitar o despejo de resíduos sólidos e líquidos no local, foi instalado no canal um reator capaz de adicionar ar à água e introduzir no ecossistema uma bactéria que se alimenta dos poluentes. Além disso, os técnicos da empresa, com a ajuda da comunidade, instalaram ilhas flutuantes, com mais de 110 metros quadrados, compostas por plantas aquáticas capazes de filtrar poluentes sem o uso de produtos químicos.

O resultado foi não só um canal completamente despoluído, mas a restauração da paisagem local e a integração dos moradores com a causa.