"Maré do século" isola o Monte Saint-Michel, na França
O Monte Saint-Michel, uma imponente ilhota rochosa no centro de uma baía do noroeste da França, recebe neste sábado (21) a chamada "maré do século", que elevará as águas do Atlântico 14,6 metros de altura e oferecerá uma espetacular paisagem desse famoso enclave turístico.
A maré crescerá o equivalente a um edifício de quatro andares de altura e, pela primeira vez no século 21, submergirá completamente a passarela que conecta a costa com o Monte Saint-Michel, classificado como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1979.
Trata-se de um fenômeno que se repete em ciclos de 18 anos e meio e que deixa completamente rodeado de água o emblemático povoado medieval, uma península com falsa aparência de ilhota coroada por uma abadia situada a 170 metros acima do nível do mar.
A chamada "maré do século", que não voltará a acontecer até março de 2033, responde à incomum escalação do sol e da lua, cujas massas atraem excepcionalmente as águas na mesma direção, funcionando como uma espécia de ímã sobre os mares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.