Registro garante uso do fundo eleitoral, diz chefe da campanha de Lula

Bernardo Barbosa e Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

    Gabrielli é ex-presidente da Petrobras e coordenador-executivo da campanha de Lula

    Gabrielli é ex-presidente da Petrobras e coordenador-executivo da campanha de Lula

O coordenador-executivo da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Sergio Gabrielli, disse nesta sexta-feira (3) em São Paulo que o registro de candidatura garante "todos os direitos" ao candidato, inclusive o uso do fundo eleitoral.

Gabrielli deu tal declaração ao ser questionado sobre a manifestação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de que o Ministério Público vai pedir a devolução dos valores do fundo eleitoral usados por candidatos ficha-suja.

Leia também:

Lula está, em tese, inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa por causa da condenação em segunda instância no caso do tríplex, da Operação Lava Jato. Mesmo assim, o PT garante que vai registrar Lula como seu candidato a presidente. Ele lidera as principais pesquisas de intenções de voto para a corrida presidencial.

O coordenador avaliou que a posição da Procuradoria é "equivocada" e disse que a decisão sobre o assunto vai caber ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"Se você tem o direito de ser candidato, se a lei garante a inscrição da candidatura, você não pode ter uma inscrição parcial. É para ser uma inscrição integral, com todos os direitos, incluindo a utilização do fundo eleitoral", declarou.

Apesar de Lula estar possivelmente inelegível, a legalidade de sua candidatura vai depender de uma análise do TSE. O tribunal terá até meados de setembro para deliberar sobre o tema.

Entenda a polêmica sobre a candidatura de Lula

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos