PT é o partido preferido de 29%; PSDB e PSL aparecem com 5%, diz Ibope

Luiz Alberto Gomes

Do UOL, em São Paulo

  • Diego Padgurschi/Folhapress

O PT é o partido preferido de 29% dos brasileiros, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (19). O índice é o mesmo registrado em agosto. Já o PSL, do presidenciável Jair Bolsonaro, oscilou positivamente de 1% para 5% e agora aparece numericamente como o segundo partido com mais simpatizantes, empatado com o PSDB, que manteve 5%.

O número de preferência do PT só é superado por eleitores que não possuem simpatia por nenhuma sigla, hoje em 37%. A simpatia pelos outros 34 partidos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) somada chega também a 29% do eleitorado.

Além de PT, PSDB e PSL, só MDB, PDT e PSOL registraram mais de 1% de simpatia dos eleitores. Outros 6% não souberam responder a pergunta do Ibope e 4% declararam seguir um partido que não chega a 1% da preferência.

Veja abaixo os índices de preferência partidária:

PT – 29%
PSDB e PSL – 5%
MDB, PDT e PSOL – 2%
PCdoB, PSB, PSC, PSD, PV, Solidariedade, Novo e Rede – 1%
Outros com menos de 1% - PCB, PCO, PTB, PTC, DEM, Avante, Podemos, Patriota, PHS, Pros, PMN, PPL, PP, PR, PPS, PRB, PRP, PRTB, Democracia Cristã, PSTU, PMB – 4%
Nenhum/Não tem preferência – 39%
Não sabe/Não respondeu – 6%

Segundo a pesquisa, o PT é o partido preferido do eleitor que ganha até 1 salário mínimo (40%), católico (32%), preto ou pardo (35%) e que vive no Nordeste (47%).

Já o PSDB oscila entre 3% e 8%, indo melhor entre eleitores do Norte/Centro-Oeste e pior entre seguidores de outras religiões que não católicos ou evangélicos. O PSL, por sua vez, marca 12% entre aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos e 8% que vivem no Norte/Centro-Oeste. Entre os mais pobres, o partido de Bolsonaro registra 2%.

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 16 e 18 de setembro, em 177 municípios e ouviu 2.506 pessoas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança estimado é de 95%. De acordo com o instituto, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados serem um retrato do "atual momento eleitoral". 

A pesquisa foi contratada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela TV Globo, e registrada no TSE com o número BR-09678/2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos