Com pedidos por virada, Ciro bomba no Twitter na véspera das eleições

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução Twitter

    Meme em apoio a Ciro Gomes para campanha na internet

    Meme em apoio a Ciro Gomes para campanha na internet

Durante toda a campanha para presidente, as redes sociais foram trincheira dominada por Jair Bolsonaro (PSL). Mas na tarde e início da noite da véspera da eleição é Ciro Gomes (PDT) o nome mais citado pelos usuários do Twitter. 

As mensagens acompanhadas da #ViraViraCiro passaram sete horas como o tema mais citado na rede social. Elas têm uma vertente zoeira com vários memes em que o candidato é apresentado de maneira engraçada ou paz e amor. Na hora de ganhar voto vale até ser vinculado a uma marca de vodca citada numa música de Wesley Safadão.

Corações também são inseridos aos montes ao lado de montagens com o rosto do presidenciável.
Mas a liderança de posts de Ciro no Twitter não significa o sumiço de Bolsonaro.

Reprodução Twitter

O nome do capitão reformado aparece na sequência e com número de posts muito próximo aos do rival. Imagens de pesquisas apontado a liderança do candidato e fotos de apoiadores em manifestações formam o grosso das postagens.

O próprio Bolsonaro apareceu no Twitter neste sábado. Sem poder participar de eventos na rua, ele usou seu perfil para animar a militância. Afirmou que fez uma campanha sem tempo de TV, acordões e ainda foi vítima de um atentado. Ele disse que a força da campanha é o apoio de seus eleitores. O primeiro post dele teve 24 mil curtidas até às 18 horas.

Reprodução Twitter

Ciro passa Haddad no Google Trends

A ferramenta Google Trends permite avaliar a citação de termos na internet. A partir deste sábado, Ciro Gomes descolou de Fernando Haddad (PT) e colocou substancial vantagem sobre o rival que ocupa a segunda colocação nas pesquisas. O mote das peças que apoiam Ciro é de que ele é o mais capaz de vencer Bolsonaro no segundo turno.

Apesar do crescimento de Ciro no Twitter, a internet ainda é um terreno dominado pelo candidato do PSL. Ele tem o nome mais citado do que todos os outros rivais. A militância dos eleitores de Bolsonaro na internet foi uma marca da campanha. Sem tempo na televisão, o presidenciável apostou nas redes sociais e conseguiu vencer resistências e ampliar o percentual de votos nas pesquisas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos