Irmão de Ciro reclama de Bolsonaro e reforça voto em Haddad

Do UOL, em São Paulo

Após o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, ter usado em seu espaço no horário eleitoral o discurso inflamado do senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) criticando o PT, o irmão de Ciro Gomes divulgou um vídeo em que reprovando a atitude do deputado federal.

"Com tudo que penso e diante de tudo que falei, não é correto o que fez o outro candidato usando imagens minhas, editadas, sem minha autorização", disse Cid no vídeo.

Em ato pró-Haddad em Fortaleza na segunda-feira (15), o senador eleito disse que o PT vai "perder feio a eleição". Para Cid, os petistas teriam que pedir desculpas "e reconhecer que fizeram muita besteira". "Os erros que cometeram é para perder a eleição (...) porque fizeram muita besteira, porque aparelharam as repartições públicas, porque acharam que eram donos de um país, e o Brasil não aceita ter dono, é um país democrático."

Em ato do PT, irmão de Ciro diz que partido vai 'perder feio'

Na mensagem, o irmão de Ciro aproveitou e reafirmou seu apoio a Haddad. "Que não fique nenhuma dúvida. Neste segundo turno, Haddad é o melhor para o Brasil. Votarei no Haddad no dia 28", referindo-se à data do segundo turno.

Essa é o segundo pronunciamento de Cid desde o controverso discurso no ato em Fortaleza. Na terça-feira (16), ele publicou mensagem em suas redes sociais dizendo que não queria se "vingar de ninguém". "Para o Brasil, o menos ruim é o Haddad", escreveu. "Qual o maior empecilho para que isto aconteça? A maioria do povo brasileiro quer virar duas páginas do nosso passado recente! Já virou uma, a do PSDB", disse o senador eleito. "Neste segundo turno quer virar a outra: a página do PT!".

"Creio que a única forma de ajudar a evitar que essa ânsia popular de negação coloque o País numa aventura obscurantista seria uma profunda autocrítica da companheirada seguida de um encarecido e sincero pedido de desculpas. Na sequência uma palavra firme do Haddad de que governará suprapartidariamente. Será pedir demais? Muita ingenuidade? Penso assim pelo Brasil! Ajo assim pelos Brasileiros!", escreveu.

Também nas redes sociais, Haddad afirmou saber de cobranças quanto ao PT admitir que cometeu erros e confessou haver equívocos do partido, sem especificá-los. No entanto, afirma que o projeto petista "não pode ser descartado".

Haddad: só sei que o problema não é comigo

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos