China quer continuar aprofundando laços com Bolsonaro nos BRICS

Da EFE, em Pequim

  • Getty Images

A China parabenizou nesta segunda-feira Jair Bolsonaro por sua vitória nas eleições presidenciais do Brasil, e garantiu que seguirá trabalhando com o novo governo para aprofundar suas relações bilaterais e multilaterais.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang, disse em entrevista coletiva que a intenção de Pequim é continuar trabalhando para melhorar a cooperação com o Brasil, em especial em organizações internacionais como o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Leia também:

Durante sua campanha eleitoral, Bolsonaro deu a entender que se afastaria de organizações como os BRICS em seu eventual governo, e abandonaria tratados internacionais como o Acordo de Paris contra a Mudança Climática, tal como fez o presidente americano Donald Trump.

"Esperamos que os dois países (China e Brasil) fortaleçam a cooperação dentro dos BRICS e a cooperação multilateral, servindo ao interesse comum dos países em desenvolvimento e os mercados emergentes", ressaltou Lu.

Além disso, o porta-voz chinês lembrou a importante relação bilateral que une Brasil e China, já que o gigante asiático é o maior parceiro estratégico para o Brasil e sua maior fonte de investimento.

Ao ser perguntado pelos jornalistas pela aproximação em relação a Taiwan mostrada por Bolsonaro durante a campanha, o porta-voz se limitou a lembrar que as relações da China com qualquer país do mundo se baseiam no princípio de "uma única China", que considera Taiwan como parte de seu território.

"A China está disposta a seguir o princípio do respeito mútuo e trabalhar com o Brasil para avançar em nossa associação estratégica", acrescentou o porta-voz.

Bolsonaro (PSL) venceu ontem no segundo turno das eleições presidências com 55% dos votos, contra 44% de Fernando Haddad (PT).

"Esperamos que o Brasil possa conseguir novos resultados em seu desenvolvimento nacional (após a vitória de Bolsonaro)", acrescentou o porta-voz da diplomacia chinesa.

Análise: Bolsonaro é visto como extrema-direita pela imprensa internacional

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos