Topo

Lula evita usar a voz, repousa e ganha homenagem do Corinthians; médico diz que ex-presidente está "bem humorado"

Thiago Varella<br>Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

30/10/2011 13h41Atualizada em 30/10/2011 17h52

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou o domingo (30) em seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP) com a família. Um dia após receber diagnóstico de câncer na laringe, o político repousou para passar pela primeira sessão de quimioterapia na segunda-feira (31), no Hospital Sírio Libanês.

No meio da tarde, Lula apareceu na janela da sacada do apartamento com um bebê no colo. Segundo a assessoria do ex-presidente, foi recomendado que Lula não usasse a voz, devido ao exame em que foi submetido no sábado (29).

O médico de Lula, Roberto Kalil Filho, visitou o ex-presidente. Segundo ele, Lula está bem humorado e tranquilo. "Ele está extremamente bem humorado e confiante e isso é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento", disse.

Resumo divertido de 8 anos de governo de Lula em uma partida de futebol

Segundo Kalil Filho, Lula quer total transparência sobre sua doença. "Ele determinou aos médicos que fossem bem transparentes, Lula sabe o que foi diagnosticado, tudo foi bem discutido", afirmou.

Agenda

A agenda de viagens nacionais e internacionais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está suspensa até o final de janeiro de 2012, de acordo com nota publicada no site do Instituto Cidadania, ligado ao ex-presidente.

Segundo o comunicado, o cancelamento da agenda acontece para que Lula "se concentre no tratamento médico para curar o câncer que foi localizado em sua laringe".

Homenagem

No estádio do Pacaembu, antes do jogo entre Corinthians e Avaí, o time paulista fez uma homenagem ao ex-presidente. Jogadores entraram em campo com uma faixa de apoio a Lula, que é corintiano.

A principal torcida organizada do time, a Gaviões da Fiel, que tem Lula como tema de seu enredo para o Carnaval de 2012, confeccionou faixas em homenagem ao ex-presidente e deve demonstrar todo o seu carinho pelo ex-presidente nas arquibancadas. 

Além de torcedor do Corinthians, comenta-se nos bastidores do futebol que Lula ajudou a fazer a ponte entre o clube e a construtora Odebrecht para a construção do estádio do time em Itaquera, que irá abrir a Copa do Mundo de 2014.