Topo

Marcelo Crivella toma posse como ministro da Pesca

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

02/03/2012 06h02

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) toma posse nesta sexta-feira (2) como ministro da Pesca e Aquicultura. O parlamentar da bancada evangélica substitui o petista Luiz Sérgio, que retomará suas atividades como deputado federal.

Um dia antes da cerimônia, Crivella disse em entrevista à rádio Estadão/ESPN que seus conhecimentos sobre o assunto da pasta são nulos. "Nem sei colocar uma minhoca no anzol", afirmou. O novo ministro classificou a nova função como um aprendizado.

Na quarta-feira (29), dia do anúncio oficial de sua nomeação, Crivella negou que tenha sido escolhido pelo Planalto para interferir no cenário da disputa pela Prefeitura de São Paulo. "Acho que o PRB em São tem um candidato, que é o Celso Russomano, e em nenhum momento quando a presidente me convidou isso foi aventado. Pelo contrário, só tivemos conversas técnicas", disse. Crivella, porém, assumiu que sua entrada no ministério poderá melhorar a relação do governo com os evangélicos.

“Acredito que sim [haverá maior aproximação], embora não tenha sido esse o objetivo quando ela [Dilma] me convidou”, afirmou ele em entrevista coletiva. “Sempre trabalhei na bancada evangélica para dirimir controvérsias.”

A entrada de Crivella no quadro ministerial contempla mais um partido da base aliada do governo, o PRB –legenda do ex-vice-presidente José Alencar, morto em março de 2011.

Bancada Evangélica

A relação da bancada evangélica com o governo estava estremecida após dois episódios: o mal-estar criado com a fala do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) no Forúm Social Temático –quando afirmou que o Estado deveria fazer disputa ideológica pela "nova classe média", que estaria sob hegemonia de setores conservadores, como os evangélicos– e com a elaboração pelo Ministério da Educação de um kit de combate à homofobia que seria distribuído em escolas públicas, conhecido como “kit gay”.

Na ocasião, a bancada usou como moeda de troca a ameaça de apoiar as investigações sobre o então ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. O resultado foi a suspensão da distribuição do kit.

Troca

O anúncio oficial sobre a troca na pasta foi feito pelo porta-voz da presidente, Thomas Traumann, durante as férias de Luiz Sérgio.  O próprio ministro só se pronunciou horas mais tarde por meio de uma nota, na qual agradeceu a presidente e disse que continuaria a apoiar o governo dentro da bancada na Câmara.

A insatisfação com Luiz Sérgio não é recente. Em junho do ano passado, ele foi substituído na Secretaria de Relações Institucionais pela senadora Ideli Salvatti (PT-RS), que estava no comando da Pesca. Esta primeira troca ocorreu depois de uma série de críticas de parlamentares sobre a falta de representatividade dele na função de interlocutor dos congressistas com o Palácio do Planalto.