Topo

Família está "envaidecida" por Barbosa, diz um dos primos do novo presidente do STF

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

22/11/2012 16h25Atualizada em 22/11/2012 16h25

Parentes do ministro Joaquim Barbosa também acompanharam a cerimônia de posse nesta quinta-feira (22).

“A família está muito orgulhosa de Barbosa”, afirmou Aristeu Souza, tio de Barbosa por parte de pai. “Estou muito animado e muito satisfeito aqui.”

Silvânio Souza, um dos primos de Barbosa, ressaltou que a família se sente “muito envaidecida” de ter um integrante da família em posição tão importante.

Ele revelou que, quando jogava futebol na adolescência com o primo famoso, Barbosa “sempre foi muito brigão, sempre autoritário, comandando o jogo”.

Repercussão

A cerimônia de posse começou com a execução do Hino Nacional pelo músico Hamilton de Holanda,  bandolinista brasiliense.

Antes do início da cerimônia, o ator Milton Gonçalves, um dos convidados, disse que “ele [Barbosa] tem que ser lembrando pela capacidade, pelo raciocínio, por aquilo que ele empregou na juventude, na adolescência para se tornar um homem dessa importância. Óbvio que, como negro, sou copartícipe, sou parceiro dele, mas ele está lá por mérito, por mérito, só isso”.

"É um momento histórico para o Brasil. Acho que o Brasil inteiro, de alguma forma, está presente aqui, se não fisicamente, de coração, em alma, e em solidariedade ao ministro Joaquim Barbosa, que é hoje o símbolo maior da altivez e independência do Poder Judiciário", afirmou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).