Topo

"Palavra de ordem é votar", diz líder do PT na Câmara sobre MP dos Portos

Karine Melo

Da Agência Brasil, em Brasília

12/05/2013 17h52

Deputados da bancada governista ainda acreditam na votação da Medida Provisória 595/2012, chamada MP dos Portos, nesta semana. A proposta, que cria regras para as futuras concessões e autorizações de instalações portuárias, perderá a validade na próxima quinta-feira (16) e até lá precisa ser votada nos plenários da Câmara e do Senado.

Governo tem plano B caso lei dos portos não seja aprovada

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães, disse à "Agência Brasil" neste domingo (12) que a "palavra de ordem é votar" e que os parlamentares do partido atenderão à convocação feita pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para votar a matéria nesta segunda-feira (13) às 18h. "A minha responsabilidade é mobilizar a bancada do PT e ela estará 100% no plenário", garantiu Guimarães.

O deputado disse que a sessão de segunda-feira servirá ao menos para adiantar as discussões e permitir que a votação ocorra no dia seguinte. "É preciso desconstruir a ideia de que a MP é importante para Dilma. Essa matéria é importante, na verdade, para o Brasil".

Para o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), não há nenhuma chance de a medida provisória ser votada. "Ante a suspeição que foi levantada pelo deputado [Anthony] Garotinho, enquanto esse assunto não for esclarecido não temos como votar essa matéria", disse.

Na última quarta-feira (8), a votação da matéria foi inviabilizada depois que o líder do PR, deputado Anthony Garotinho (RJ), disse que alterações ao texto enviado pelo governo foram frutos de "negociatas". Ele acusou o PMDB com apoio de outros partidos de ter se favorecido economicamente na apresentação de uma emenda.