Topo

Governo de Eduardo Campos é o mais popular do país, diz CNI/Ibope

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

25/07/2013 14h08

O governo de Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco, é avaliado como ótimo ou bom por 58% dos pernambucanos, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Insdústria) em parceria com o instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (25).

A maneira de governar de Eduardo Campos (PSB), Pernambuco, é aprovada por 76% dos eleitores e 68% da população diz confiar no governador. A gestão dele é considerada ótima ou boa por 58% da população no Estado.

Entre os 11 Estados pesquisados, Campos é o governador mais popular. As melhores áreas de atuação da sua gestão são consideradas capacitação profissional, educação e geração de empregos.

Em relação à educação, 58% acham que o apoio do governo federal ao estadual é menor do que deveria ser; 27% entendem que é na medida certa; 10% consideram que está maior do que deveria ser; e 2% avaliam que a União não ajuda o Estado nesta área. 9% dos entrevistados não responderam.

Pernambuco é um dos Estados pesquisados em que o governo Dilma teve pior avaliação do que o governo local: enquanto 58% dos pernambucos acham ótima ou boa a gestão de Eduardo Campos, apenas 41% pensam o mesmo sobre o governo federal.

Campos é cotado para ser candidato a Presidência da República em 2014.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os pesquisadores foram a campo entre os dias 9 e 12 de julho, após a onda de protestos que ocorreu no país.

A pesquisa foi feita com 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade em 434 municípios e inclui questões sobre as manifestações populares, a qualidade dos serviços públicos e a aplicação dos impostos arrecadados pelos governos.

Compare a avaliação dos governos estaduais, segundo a CNI/Ibope

  • Arte/UOL

    Avaliação do governo dos governadores, em %

  • Arte/UOL

    Aprovação da maneira de governar do governador

  • Arte/UOL

    Confiança no governador, em %

A pesquisa também avaliou o governo federal e a atuação da presidente Dilma Rousseff, que sofreu queda em ambos os quesitos. 

A avaliação mostra a opinião da população sobre o desempenho de 11 governadores que, juntos, são responsáveis por quase 90% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial.  Os Estados pesquisados foram Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco,  Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.