Topo

Genoino passa mal e é internado em hospital de Brasília

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores José Genoino ao se entregar à polícia no último dia 15 - Eduardo Knapp/Folhapress
O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores José Genoino ao se entregar à polícia no último dia 15 Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

21/11/2013 13h58Atualizada em 21/11/2013 15h24

O deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP), preso pela condenação no julgamento do mensalão, passou mal por volta das 13h30 desta quinta-feira (21) e foi levado do Complexo Penitenciário da Papuda para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, em Brasília.

A assessoria do deputado não soube informar se ele teve mal súbito ou se teve um princípio de infarto. Seu advogado, Luiz Fernando Pacheco, havia dito que o petista teria sofrido um princípio de infarto, mas a informação ainda não foi confirmada.

Ele está preso desde sábado na Papuda, em Brasília, e aguarda resposta do ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre seu pedido de prisão domiciliar. No início da tarde, Barbosa determinou a realização de perícia médica no deputado.

A decisão de Barbosa determina que a perícia seja feita por uma junta médica, composta por, no mínimo, três cardiologistas indicados pelos diretores do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O objetivo é esclarecer se, para o tratamento de Genoino, é imprescindível que ele permaneça em sua residência ou internado em unidade hospitalar.

Por volta das 14h40, chegaram ao hospital seus familiares, incluindo sua mulher, Ryoko. Também entraram no hospital um carro do STF e uma van com placas da Câmara dos Deputados. O juiz da Vara de Execuções Penais, Ademar Silva Vasconcelos, também está no hospital.

Genoino, que está licenciado de seu mandato na Câmara dos Deputados devido às suas condições de saúde, passou mal na prisão pelo menos duas vezes, segundo informaram seus familiares. A primeira foi ainda nos primeiros dias de prisão e a segunda foi ontem.

Um laudo do IML (Instituto Médico Legal) de Brasília sobre a saúde do ex-presidente do PT, divulgado na última terça, conclui que ele é "paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos, medicamentosos e gerais".

Entre agosto e setembro deste ano, o petista passou quase um mês internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por conta de problemas cardíacos. Genoino foi submetido a uma cirurgia para correção de dissecção de aorta e teve também uma isquemia (obstrução da circulação sanguínea) cerebral leve.

Genoino foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão, em regime semiaberto, por corrupção ativa e formação de quadrilha, no caso do mensalão e começou a cumprir a pena no final de semana.

Ele ainda aguarda novo julgamento no Supremo por formação de quadrilha, o que só deve ocorrer em 2014. No entanto, sua condenação por corrupção já "transitou em julgado", ou seja, não há mais possibilidade de recursos. Por isso, Joaquim Barbosa decidiu executar a condenação por este crime.

Além de Genoino, foram expedidos mandados de execução das penas para mais 14 dos 25 condenados no julgamento do mensalão. Entre eles, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Antes da sessão desta quinta-feira do STF, o ministro Marco Aurélio foi questionado sobre a demora em relação ao pedido de prisão domiciliar para o ex-presidente do PT. Segundo ele, o STF "não vai ser responsabilizado [caso ocorra algo com Genoino] porque vai atuar com a ordem jurídica. Se houver a martirização de um certo condenado, é um risco latente", declarou.