Topo

Barbosa "sai por uma porta e Justiça entra por outra", diz advogado de Genoino

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

29/05/2014 13h28

O advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-deputado federal José Genoino (PT-SP) no processo do mensalão, afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) ficará mais justo e menos autoritário com a saída do presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, que irá se aposentar.

“Genoino tem sido uma das vítimas do arbítrio, do autoritarismo e da sanha vingativa desse juiz. Ele sai por uma porta e a Justiça entra por outra”, afirmou Pacheco, referindo-se às decisões de Barbosa que impedem alguns presos do mensalão, condenados no regime semiaberto, de trabalhar.

“Vejo o ministro Joaquim como uma pessoa extremamente autoritária. Acho que ele tem tomado decisões contrárias à firme jurisprudência nacional, a fim de prejudicar membros condenados na Ação Penal 470 [mensalão]”, disse o advogado.

Pacheco afirmou que não lhe cabe comentar uma “decisão pessoal, de foro íntimo”, mas disse que, com a saída de Barbosa, o STF fica menos “autoritário”. “Naturalmente esse peso autoritário deixe a Suprema Corte junto com ele.”