Topo

Ibope: Renan Filho lidera para o governo, e Collor para o Senado de Alagoas

Fernando Collor lidera pesquisa para o Senado - Pedro França/Agência Senado
Fernando Collor lidera pesquisa para o Senado Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em Maceió

31/05/2014 19h44

Pesquisa Ibope que será divulgada na edição deste domingo (1º) do jornal “Gazeta de Alagoas”--mas que já circula nas ruas de Maceió na noite deste sábado (31)-- aponta o deputado federal Renan Calheiros Filho (PMDB) como líder na corrida para o governo de Alagoas, e o atual senador Fernando Collor de Mello (PTB) para na ponta para a corrida ao Senado.

Segundo os números da pesquisa estimulada para o governo, o filho do presidente do Senado tem 35% das intenções de voto. Já o senador Benedito de Lira (PP) aparece em segundo, com 25%.

Apoiado pelo atual governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), o procurador de Justiça Eduardo Tavares (PSDB) somaria 4% dos votos, enquanto Mário Agra (PSOL) aparece em 4º lugar, com 2% das intenções de voto.

Votos brancos e nulos somariam 22% do eleitorado, e 12% não responderam ou disseram não saber em que votar.

Essa foi a primeira pesquisa do instituto com esse cenário, após a divulgação das três principais pré-candidaturas.

No índice de rejeição, Filho também aparece como o que tem menor taxa, de 25% do eleitorado. Benedito de Lira lidera com 33%, seguido por Mário Agra –32%-- e Eduardo Tavares –30%.

Senado

Na corrida para o Senado, Fernando Collor aparece como favorito à reeleição com 37% das intenções de voto. Já a vereadora de Maceió Heloísa Helena (PSOL) vem em segundo, com 27%. O vice-governador José Thomaz Nonô (DEM) teria 9% dos votos e Alexandre Toledo (PSB), 6%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de maio e ouviu 812 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%. O levantamento foi registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob número 0004-2014, e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob protocolo 0135/2014.