Topo

No Congresso, Lobão diz que Comissão da Verdade é "ridícula"

No dia da entrega do relatório final da Comissão da Verdade, Lobão foi ao Congresso Nacional, onde tirou foto com militares - Leandro Prazeres/UOL
No dia da entrega do relatório final da Comissão da Verdade, Lobão foi ao Congresso Nacional, onde tirou foto com militares Imagem: Leandro Prazeres/UOL

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

10/12/2014 17h17Atualizada em 10/12/2014 17h25

No dia em que foi divulgado o relatório final da Comissão da Verdade que pede a responsabilização das Forças Armadas pelos crimes cometidos durante a ditadura, o músico Lobão disse, durante vista ao Congresso Nacional, que a comissão é "ridícula".

Nos últimos anos, Lobão se transformou em uma das vozes mais ativas da oposição ao governo petista. Ao falar sobre a CNV, o cantor disse que a comissão é ridícula e assimétrica. “Essa Comissão da Verdade é ridícula. Ponto. Porque ela é partidária, parcial, assimétrica, ela é doutrinária e ela está forjando a história brasileira”, disse.

O cantor que vem participando de diversas manifestações contra o governo, disse que é injusto apurar apenas as violações de direitos humanos cometidas contra militantes de esquerda contrários à ditadura. O cantor diz que seria necessário apurar os crimes supostamente cometidos pelos movimentos contrários ao regime.

“E os torturadores do outro lado? E quem despedaçou corpos? Isso não é um crime? Por que esses crimes não são investigados? Por que eles são menos qualificados? Porque esses crimes de justiçamento, amputações (...) porque somente um lado está sendo visto?”, questionou o cantor.

Acompanhado por militares, Lobão disse ser contrário a uma das principais recomendações feitas pela CNV, a de que os agentes públicos envolvidos na repressão sejam responsabilizados criminal ou administrativamente. “Eu sou contra um tipo de julgamento assimétrico. Se vamos julgar crimes hediondos, não importa a proveniência deles. Na medida em que esses crimes são direcionados para um lado, esse é o ponto”, afirmou.

Para Lobão, a “culpa” pela ditadura militar foi dos movimentos de esquerda, e não dos militares.

“O pivô de termos passado 20 anos com ‘milico’ nas nossas costas foram eles (militantes de esquerda). Eles queriam a ditadura do proletariado. O movimento comunista é que fez eclodir a ditadura militar e eles estão escondendo isso da história do Brasil. Isso é hediondo”, disse o cantor. 

Lobão também esteve presente no Congresso na semana passada, quando foi protestar pelo acesso dos manifestantes às galerias do plenário da Câmara.

O relatório divulgado hoje pede a responsabilização de 377 militares, incluindo os ex-presidentes do regime militar, pelas violações aos direitos humanos. De acordo com o documento, 196 pessoas apontadas como tendo feito parte do aparato repressor estão vivas, enquanto outras 136 já teriam morrido. Ainda há 45 pessoas sobre quem a comissão não soube informar se ainda estão vivas ou não. 

Repercussão do relatório final da Comissão da Verdade