Topo

Manifestantes fazem atos contra Dilma em todos os Estados e no DF

Do UOL, em São Paulo

13/03/2016 11h47Atualizada em 13/03/2016 19h51

O Brasil teve, neste domingo, a maior manifestação contra a presidente Dilma Rousseff e seu governo. Todos os 26 Estados e o Distrito Federal registraram protestos, e os atos reuniram cerca de 2,9 milhões de pessoas em todo o país, segundo estimativas da PM (Polícia Militar).

Em 15 de março do ano passado, dois milhões de pessoas foram às ruas em todos os Estados e no DF. Em abril e agosto os protestos contra o governo perderam força, e os atos daqueles meses registraram público de 590 mil e 795 mil pessoas em todo o país, ainda segundo estimativas da PM nos Estados.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado estimou em 1,8 milhões de manifestantes em todo o Estado de São Paulosendo 1,4 milhão só na capital. O Datafolha estimou em 500 mil o número de manifestantes, o que faz do ato o maior já registrado na cidade, superando inclusive a manifestação das Diretas Já de 1984, que reuniu 400 mil. 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foram hostilizados, mas também aplaudidos em rápida passagem pela manifestação. Os tucanos não discursaram e foram chamados de "oportunistas" e "ladrão". Enquanto um grupo de manifestantes aplaudia a comitiva, outro pedia "Fora Aécio! Fora Alckmin!".

Os protestos pedem o impeachment de Dilma e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado pela Operação Lava Jato. Lideranças do PT dizem estar “tranquilos” com as manifestações e afirmam que o tamanho dos atos “não surpreende”. “É preciso esperar. Vamos ver como o nosso lado se manifesta. Não podemos avaliar o cenário político apenas com base nas manifestações da oposição”, disse o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA).

Os partidos de oposição consideram as manifestações deste domingo como fundamentais para a aprovação do impeachment no Congresso. A avaliação é que sem um forte apoio popular, a oposição não terá votos suficientes para conseguir afastar a presidente.

13.mar.2016 - Manifestantes soltam bexigas durante ato contra o governo Dilma Rousseff na avenida Paulista, região central de São Paulo. Protestos contra Dilma acontecem em vários Estados e pedem o impeachment da presidente e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado pela Operação Lava Jato - Marlene Bergamo/Folhapress - Marlene Bergamo/Folhapress
Manifestantes soltam balões durante protesto na avenida Paulista, em São Paulo
Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Em Brasília, os participantes fizeram um minuto de silêncio na frente da praça do Museu da República e em seguida realizaram uma caminhada até a praça das Bandeiras, próxima ao Congresso Nacional. No encerramento do ato, eles cantaram o hino nacional. A PM estimou em 100 mil o número de manifestantes.

No Rio, quatro caminhões de som acompanharam o protesto em Copacabana, zona sul do Rio. Os manifestantes caminharam cerca de 2 km em direção ao bairro do Leme, também na orla. O comando do 19º batalhão da PM, de Copacabana, estimou entre 80 mil e 100 mil o número de manifestantes.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2016/manifestantes-de-maceio-criaram-o-jararaleco-uma-mencao-ao-ex-presidente-lula-1457881743898.vm')

Em Belo Horizonte, a principal concentração ocorreu pela manhã na praça da Liberdade, na região centro-sul da capital mineira. A PM estimou em 30 mil o número de manifestantes. O ato teve a participação do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que classificou as manifestações como uma "festa da cidadania".

Em Curitiba, 200 mil pessoas participaram dos atos segundo a PM. A manifestação se concentrou principalmente na praça Santos Andrade, Rua XV e Boca Maldita. Um manifestante que levava fogos de artifício sob a camisa foi detido. 

No Recife, manifestantes começaram por volta das 11h a caminhada na avenida Boa Viagem. A passeata teve um boneco gigante do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato.

A manifestação em Salvador foi encerrada com uma caminhada até o Farol da Barra. Segundo a Polícia Militar, cerca de 20.000 pessoas participaram do ato e não houve incidentes.

Em Maceió, cerca de 25 mil pessoas, segundo a PM, percorreram as avenidas Álvaro Otacílio e Silvio Carlos Vianna.

O interior de São Paulo teve protestos em Campinas, Ribeirão Preto, PiracicabaMogi das Cruzes e Jundiaí. Em Ribeirão Preto, o suposto esquema de desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar no Estado, governado pelo tucano Geraldo Alckmin, também foi um dos motes do ato.  

Também foram realizados protestos no ParáRondôniaMaranhãoTocantins, Espírito SantoSanta Catarina, Rio Grande do SulParanáGoiásCeará, Rio Grande do NorteAmapá, SergipeParaíba, Mato GrossoMato Grosso do SulAmazonas e Piauí.

Semana de denúncias

Os protestos neste domingo ocorrem uma semana após o agravamento da crise no governo Dilma, com a revelação de possíveis novas frentes de investigação da Lava Jato contra seu governo e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na quarta-feira (9), Lula foi denunciado à Justiça pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) por suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, no caso do tríplex em Guarujá (SP). A denúncia foi oferecida cinco dias após o ex-presidente ter sido conduzido a depor pela força-tarefa da Operação Lava Jato. O ex-presidente nega as acusações e diz que nunca cometeu irregularidades.

Além do cerco das investigações a Lula, no dia 3 foi divulgado o suposto conteúdo da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-SP), que foi líder do governo no Senado.

 

Tanto Dilma quanto Lula negam enfaticamente as acusações.

Atos pró-PT

Neste domingo também foram realizados atos em apoio ao PT e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em São Bernardo do Campo (SP), um grupo com faixas e bandeiras se reuniu na porta do prédio onde mora o ex-presidente. Lula chegou a sair de seu apartamento para encontrar os militantes.

13.mar.2016 -O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com movimentos sociais em frente ao prédio onde mora em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Petistas fazem manifestação em apoio a Lula neste domingo (13) em que ocorrem protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) em pelo menos nove Estados e no Distrito Federal - Nelson Almeida/AFP - Nelson Almeida/AFP
O ex-presidente Lula se encontra com manifestantes que fazem ato de apoio ao PT
Imagem: Nelson Almeida/AFP

Em Fortaleza, cerca de 400 pessoas, segundo a PM, fizeram um ato em apoio ao ex-presidente Lula, com a participação do líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).

Em Porto Alegre, foi realizado um "coxinhaço" a favor do governo do PT no parque Farroupilha. Pequenas churrasqueiras assaram coxas de frango, que foram vendidas a dois reais.