Topo

Com "Lula lá", manifestantes iniciam ato pró-governo na Paulista

Marcelo Freire

Do UOL, em São Paulo

18/03/2016 15h07

Poucas horas após a Polícia Militar afastar participantes de protestos contra a presidente Dilma Rousseff da Avenida Paulista, nesta sexta-feira (18), o endereço passou a receber manifestantes pró-Governo.

Com o mote "Não vai ter golpe", referindo-se ao processo de impeachment contra Dilma, manifestantes começaram a chegar à avenida pouco antes das 15h. Na chegada, o jingle "Lula lá", utilizado na campanha do ex-presidente Lula nas eleições presidenciais de 1989, era tocado por um caminhão de som.

Os manifestantes ocuparam os dois sentidos da Paulista em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), entre as alamedas Casa Branca e Ministro Rocha Azevedo. O público se concentrou inicialmente no vão livre do Masp, parcialmente ocupado, e na rua diante do museu.

Os primeiros grupos a se apresentar na manifestação eram ligados à Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a entidades de apoio LGBT. A presença de Lula no evento ainda é incerta.

O início da manifestação foi marcado por clima pacífico. Pouco antes das 15h, motoristas na Avenida Paulista criticavam os presentes com gritos contrários à presidente Dilma e ao PT.