Topo

São Paulo tem confrontos entre PM e manifestantes anti-Temer

Do UOL, em São Paulo

31/08/2016 21h40

As ruas da região central de São Paulo foram tomadas na noite desta quarta-feira (31) por uma série de confrontos entre manifestantes contrários ao presidente Michel Temer e a Polícia Militar.

Agências bancárias, lojas e ao menos uma viatura da Polícia Civil foram depredadas. Sacos de lixos foram arremessados nas vias e queimados, formando assim pequenas barricadas. 

A Polícia Militar não informou número de pessoas detidas, mas diz que um policial ficou ferido sem gravidade. A confusão começou por volta de 20h15, mas cada lado dá uma versão sobre seu início.

Policiais militares informaram que a confusão começou na rua da Consolação, quando um grupo de manifestantes, quase ao final do ato, lançou rojões contra policiais da Tropa de Choque.

Por sua vez, manifestantes que tentavam escapar das bombas dos policiais disseram à emissora que a manifestação começou no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) de forma pacífica. Quando um grupo de pessoas tentou descer a rua da Consolação em direção ao centro da cidade, uma barreira policial teria impedido de forma agressiva. Um manifestante com o rosto coberto disse que os policiais decidiram atacar e dispersar a multidão no meio de uma negociação de um grupo de jovens e policiais.

Em alguns lugares como praça da República, avenida São João, rua Ipiranga, Maria Antônia e Consolação, a PM jogou bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral contra os manifestantes, que revidaram com bombas caseiras.

O prédio da "Folha de S.Paulo" também foi alvo de protestos. A entrada do edifício foi atacada com paus e pedras, e a Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes.