Topo

"Querem interditar o Lula", diz Rui Falcão, sobre denúncia da Lava Jato

Do UOL, em São Paulo*

14/09/2016 15h44

O presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), Rui Falcão, disse que a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma tentativa de criminalizá-lo sem provas. "Todo esse processo é sem prova. Trata-se de interditar o presidente Lula", disse Falcão, em entrevista à rádio CBN. 

Falcão estava em reunião pela manhã no conselho nacional do partido, inclusive, com a presença do ex-presidente, que esteve no local durante toda a manhã. 

A Operação Lava Jato denunciou formalmente o ex-presidente, a ex-primeira dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, dois funcionários da empreiteira e outros dois investigados no caso tríplex no Guarujá (SP).

De acordo com os procuradores, Lula recebeu "benesses" da empreiteira OAS - uma das líderes do cartel que pagava propinas na Petrobras - em obras de reforma no apartamento 164-A do Edifício Solaris. O prédio foi construído pela Bancoop (cooperativa habitacional do sindicato dos bancários), que teve como presidente o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto - preso desde abril de 2015. O imóvel foi adquirido pela OAS e recebeu benfeitorias da empreiteira.

A Polícia Federal já havia indiciado Lula, a ex-primeira dama Marisa Letícia, o ex-presidente da OAS e um engenheiro da empreiteira que participou da reforma do imóvel.

*Com Estadão Conteúdo