Topo

Advogado de Lula comemora depoimento de Marcelo Odebrecht a seu favor

Constança Rezende

Colaboração para o UOL, em Brasília

04/10/2019 19h42

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o depoimento prestado hoje pelo ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht.

O advogado Cristiano Zanin disse que a fala do empresário --de que é "tremendamente injusto" fazer qualquer acusação a Lula, sem que esclareçam contradições-- favorece a defesa do ex-presidente.

Marcelo disse que, antes de sua condenação, seria necessário esclarecer contradições entre relatos de seu pai, Emílio Odebrecht, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o próprio Lula.

A afirmação foi feita durante seu depoimento na ação que os acusa de favorecimento em liberações do BNDES para obras da empreiteira em Angola, em troca de propina.

"Esse depoimento do Marcelo deixa inequívoco que o ex-presidente não praticou nenhum ato ilícito que foi lhe imputado nesta ação. O doutor Emílio já prestou depoimento nesta ação e também disse que não teve nenhuma conversa indevida com o presidente", disse.

Zanin disse que não há "absolutamente nada que possa vincular Lula nesse caso". "Se ocorreu algo, não teve participação do ex-presidente, não há nenhuma prova. Cabe ao MP fazer a prova de culpa de quem acusaram", afirmou o advogado.

Palocci e Lula ainda não prestaram depoimento neste caso.