Topo

Esse conteúdo é antigo

Leia na íntegra a live feita por Jair Bolsonaro em 7 de maio

Leia a íntegra da live de Jair Bolsonaro feita em 7 de maio - Reprodução
Leia a íntegra da live de Jair Bolsonaro feita em 7 de maio Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

07/05/2020 20h43

O presidente da Republica, Jair Bolsonaro (sem partido), realizou hoje (07) uma live que foi transmitida em seu perfil nas redes sociais. Entre os assuntos abordados, citou o auxílio emergencial e a situação econômica brasileira durante a pandemia do novo coronavírus.

Além do presidente, participaram da live uma intérprete de libras e Pedro Guimarães, Presidente da Caixa Econômica Federal.

Confira abaixo na íntegra:

Brasília, 7 de maio, 19h, quinta-feira. Elisângela, nossa intérprete de Libras, e Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, que vai falar também sobre o pessoal que está sob análise. Uns realmente têm razão, outros se equivocaram e outros não têm direito, mas tudo bem.

A taxa Selic baixou para 3%, nunca se viu isso na história do Brasil. Parece que a gente vai deixar de gastar esse ano tendo em vista as reduções do ano passado em torno de 200 bilhões de reais, é isso mesmo?

Pedro: "É isso mesmo. Só reforçando a sua diretriz e a do ministro Paulo Guedes, meu chefe, exatamente essa política do governo que permite essa redução, porque tão importante quanto reduzir a taxa de curto prazo é a de longo prazo. Isso porque o Brasil tem a confiança do mundo. A política do senhor gera confiança, reduz a taxa de juros e são 200 bilhões de reais a menos que a gente pode gastar nas nossas políticas sociais como o auxílio emergencial."

Bolsonaro: Bem-vindo. Não é algo artificial, isso é concreto. O mercado mesmo não esperava 0,75 de redução, mas houve. Então parabéns a toda equipe econômica liderada pelo Paulo Guedes, que tem aí essa equipe econômica perfeitamente alinhada com o futuro do Brasil.

Outra coisa. O Supremo, na verdade não é o Supremo, mas o Brasil. O Brasil é o país das judicializações, muita ação na Caixa, deve ter centenas de advogados para ver ações lá e assim é o Brasil todo. Entrou uma ação no Supremo do partido Rede Sustentabilidade para tentar tornar sem feito uma portaria nossa que tinha a ver com demarcação de terras indígenas. A nossa portaria diz que a área indígena começa a ser definida após laudos antropológicos serem validados. Então o Ministro Fux resolveu não acolher essa ação do partido Rede, de modo que isso aumenta a segurança jurídica em todo o Brasil e em especial no Mato Grosso do Sul, onde eu morei por três anos como tenente do Exército, estado que tem mais conflitos nessa área, em especial a região de Dourados. Então parabéns ao STF e ao Ministro Fux, que não aceitou essa ingerência do partido Rede Sustentabilidade em ações do poder executivo.

A questão da economia: há dois meses eu falo que não podemos esquecer a economia. Eu apanhei esse tempo todo, agora mais da metade, não sei quanto, da população brasileira está preocupada com o emprego, está preocupada que a economia não está rodando.

(Primeira live tem problema técnico e a conexão é interrompida) Se cair a gente vai interromper e tentar descobrir, porque não é a primeira vez, semana passada aconteceu a mesma coisa, para que não tenha mais interrupção. Vamos passar essa questão da Caixa, você disse rapidamente que vai pagar semana que vem o restinho do auxílio emergencial que caiu em análise.

Pedro: "Exatamente. De seis a oito milhões, a estimativa do ministro Onix, amanhã nós vamos receber. E recebendo a base, em dois dias úteis a gente paga. Então na semana que vem, entre seis e oito milhões de pessoas para a primeira parcela ainda."

Bolsonaro: Nós temos dois decretos dessa semana incluindo em atividade essencial aquela voltada a construção civil e também as atividades industriais. Então a gente vai desafogando a questão do desemprego no Brasil. O que nós botamos no decreto nosso lá atrás [foram] as atividades essenciais, que não podem fechar, e o restante ficou a cargo de prefeitos e governadores.

Como do lado de lá tem muita profissão que o pessoal foi impedido de trabalhar, nós começamos a abrir pro lado de cá, obviamente com critério e respeitando as orientações do ministério da Saúde. Então em grande parte o pessoal da construção civil já pode voltar ao trabalho normalmente. São as pessoas mais humildes e que mais precisam realmente de voltar ao trabalho.

Nós ouvimos hoje de manhã uns 10 empresários lá na presidência e mais centenas por videoconferência. Esses representam mais ou menos 45% do PIB do Brasil e em torno de 30 milhões de empregos, e falaram da necessidade de voltar a trabalhar, coisa que eu tenho falado há muito tempo. Eles agora dizem que estão na UTI, e depois da UTI vocês sabem o que acontece com a pessoa: ou vai pra casa ou vai pro repouso eterno, e nós não queremos a nossa atividade comercial simplesmente deixando de existir.

Você pode ver números rápidos aqui. Setor automotivo, um quarto das fábricas estão paradas. Questão dos calçados, importação de China, Vietnã e Indonésia aumentou em 60% porque está parado no Brasil. Abril foi o pior mês desde 1995. 90% dos hotéis estão fechados.

(Cai a live pela segunda vez) Peço desculpas, mais uma vez tivemos problemas com a internet aqui e não é a primeira vez que acontece.

Medida provisória 910, regularização fundiária: ela está na iminência de caducar. Ou seja, perder sua validade. A gente espera que a câmara dos deputados vote essa medida que, afinal de contas, ela leva paz ao campo, dá um título de propriedade a aqueles que não têm e faz com que cada propriedade do Brasil tenha um CPF, e é muito importante pra nós aqui ajudar no combate a incêndios e no desmatamento da região amazônica, que havendo problemas você vai saber através de satélites quem é que não está preservando na região amazônica 80% da sua área.

O Brasil já repatriou 24 mil pessoas que estavam fora do Brasil. Vale lembrar que, por exemplo, a França, tem duas mil (pessoas) lá no Peru que não foram repatriadas ainda.

Questão de combustível: preço está lá embaixo, muito bom, né? Mas tem um setor que está sendo prejudicado, é o sucroalcooleiro, é o pessoal do etanol. Alguns querem que nós aumentemos o Cide, contribuição de intervenção de domínio econômico, que logicamente compete ao poder executivo e nós não queremos aumentar impostos porque isso sempre foi uma política nossa, do governo. Agora quase um milhão de pessoas podem ter seu emprego prejudicado por causa disso. Mas do que adianta você aumentar o imposto da gasolina se, por exemplo, o consumo da gasolina de janeiro pra cá caiu 35%? O consumo do etanol caiu 50%, e o consumo de Diesel que é preocupante, que tem a ver com a movimentação de carga no Brasil, caiu 20%. Agora quando se fala em Cide, o pessoal sabe o que é isso, é um valor fixo que você determina e tem a noventena, que entra em vigor 71% fica com a União e a outra parte com estados e municípios.

Agora, eu não sei qual o nome técnico, você sabe que eu não sou economista, né? O aumento de imposto, depois de um determinado percentual, não adianta aumentar que a contribuição, a arrecadação cai, não compensa.

Então nós estamos nessa situação no Brasil. Na minha parte aqui, não haverá novos aumentos de impostos no Brasil, não pretendemos isso e inclusive é uma política do Paulo Guedes, buscar diminuir essa carga monstruosa que temos no Brasil.

Pessoal, desculpa aqui, a semana que vem a gente volta e a live vai ser pra funcionar de verdade. Até semana que vem. Obrigado, Pedro. Obrigado, Elisângela.