Topo

Esse conteúdo é antigo

Regina Duarte descarta demissão e anuncia que segue no governo Bolsonaro

Regina Duarte na cerimônia de posse com Bolsonaro - Antonio Cruz/ABr
Regina Duarte na cerimônia de posse com Bolsonaro Imagem: Antonio Cruz/ABr

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 18h07Atualizada em 07/05/2020 21h40

A secretária especial da Cultura, Regina Duarte, descartou a saída do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e anunciou hoje que continua no cargo, durante entrevista concedida ao canal CNN Brasil

"Demissão? Não, não, nada disso. Isso é uma narrativa que corre lá fora, pelo mundo. Parece que as pessoas estão ansiosas em me ver fora. Demissão, exoneração, é uma coisa que sempre ocorre. 'Agora ela cai, agora ela cai'. Mas [na reunião com o presidente Bolsonaro] estava um clima super bom, animado, ele estava feliz", disse Regina.

Em março, Regina Duarte enfim disse "sim" a Jair Bolsonaro e aceitou convite para chefiar a secretaria especial de Cultura, pasta subordinada ao Ministério do Turismo. Ontem, ela completou 60 dias à frente da secretaria.

Desde que aceitou o convite, alguns colegas de profissão têm atacado a indicação de Regina, como é o caso do ator José de Abreu, que disse que se ela assumisse o cargo teria que arcar com as consequências.

"Tem uma minoria que não gosta de mim, mas é uma minoria. Então deixo pra lá", afirmou.

Surpresa com nomeação de Mantovani

A secretária especial da Cultura também admitiu ter sido pega de surpresa com a nomeação de Dante Mantovani, ex-presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) e maestro.

Mantovani havia sido demitido do cargo há dois meses, quando a atriz Regina Duarte assumiu a secretaria, mas foi nomeado novamente por portaria publicada na madrugada de ontem. O governo, porém, tornou sem efeito a portaria que o nomeava como novo presidente da fundação, menos de 24 horas depois.

Em entrevista, Regina alegou que estava sem internet no celular e que, depois que a sua assessora chegou, foi comunicada por ela.

"Não tinha internet, eu estava há poucos dias no apartamento. Eu estava sem o SIM da operadora. Peguei o telefone da minha funcionária, nada também. A gente estava incomunicável. Esperei a minha assessora chegar e ela me contou que o Mantovani foi nomeado. Fiquei muito surpresa", disse ela.

"O Mantovani é uma pessoa que eu não conheço, gostaria de conhecer, vi um vídeo dele e me pareceu muito legal, uma pessoa que conhece o setor. Até então todas as nomeações eram comunicadas. Algumas eu tinha sugerido, e outras quando eu não tinha sugerido, elas vinham a mim", completou.