Topo

Schelp: Despido da fachada liberal, Bolsonaro volta ao desenvolvimentismo

Do UOL, em São Paulo

11/09/2020 04h00

A alta nos preços dos produtos de cesta básica, principalmente do arroz, pautou o debate público e gerou cobranças em cima do governo federal. Pressionado, Jair Bolsonaro (sem partido) apelou aos produtores e donos de supermercados para que tenham "patriotismo" e abaixem os preços.

O pedido foi na contramão da política econômica liberal do ministro da Economia, Paulo Guedes. Esse imbróglio foi um dos temas analisados no podcast Baixo Clero #56 pelos jornalistas Carla Bigatto, Carolina Trevisan e Diogo Schelp.

"Uma coisa que fica claro neste ano é que Bolsonaro se despiu da fachada que o elegeu, em todos os aspectos, com todas as suas cores. O Bolsonaro lava-jatista não é mais Bolsonaro lava-jatista. A Lava Jato está minguando por vários fatores e o governo não tem interesse em valorizar uma associação com [o ex-juiz e ex-ministro Sergio] Moro", avalia Schelp. (ouça a partir do minuto 14:30)

Na questão econômica, prossegue, "Bolsonaro percebeu que brasileiro gosta de Estado que gasta, não de Estado que fica correndo atrás de teto de gastos, que é a pauta do [ministro da Economia Paulo] Guedes. Bolsonaro está se despindo da fachada e sendo mais ele mesmo. Ele sempre foi um desenvolvimentista", disse Schelp, lembrando da atuação parlamentar do atual presidente.

Para o jornalista, "essa história de chamar os supermercados e os produtores para encontrar um culpado, um bode expiatório pela alta dos preços, vai nessa linha [desenvolvimentista]".

Schelp também criticou o ministro Paulo Guedes. "Uma semana depois de apresentar uma proposta de Reforma Administrativa, que mantém privilégios para elite do funcionalismo, ele diz que a elite do funcionalismo ganha pouco, que é quase 40 mil de reais". (ouça a partir do minuto 39:00)

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.