Topo

Trevisan: Vitória de Lira ameaça rifar cargo do general Ramos pelo Centrão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/12/2020 04h00

A disputa pelo comando da Câmara de Deputados foi assunto no podcast Baixo Clero #69, apresentado por Carla Bigatto, que contou com a participação dos colunistas do UOL Kennedy Alencar e Maria Carolina Trevisan.

Trevisan afirmou que a vitória de Arthur Lira (PP-AL), líder do bloco conhecido como Centrão, pode ser uma ameaça ao general Luiz Eduardo Ramos, chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "A questão é que, o Arthur Lira, se for eleito, é uma vitória para o Bolsonaro, mas para o general Ramos pode ser o fim da sua própria gestão, porque, com certeza, o Centrão vai querer negociar esse cargo que é tão importante no Congresso, que é quem faz a negociação com os deputados e é fundamental", disse a colunista. (Ouça a partir do minuto 35:17)

Ela também afirmou que o momento pode servir como "um teste antibolsonarismo" da esquerda, que terá que optar por um lado na disputa pelo comando da presidência da Câmara. Segundo Trevisan, os próximos dias "serão eletrizantes com a corrida no Congresso".

Kennedy Alencar lembrou sobre como este cenário pode influenciar uma possível reforma ministerial. "O presidente está com uma estratégia de usar uma reforma ministerial, para conciliar algumas trocas do primeiro escalão, para conseguir aliados, para conseguir um candidato dele à presidência da Câmara, que é o Arthur Lira", disse.(Ouça a partir do minuto 29:58)

O colunista também falou que Rodrigo Maia (DEM-RJ) lidera um grupo um pouco mais dividido, mas que tem mais chance de fazer uma parceria com os partidos de esquerda. "São 130 parlamentares, mais ou menos, no grupo de esquerda. O Arthur Lira está dando umas piscadas à esquerda, mas ele está comprometido com o Bolsonaro. Portanto, aí é o programa com o qual esse presidente da Câmara vai se comprometer. Rodrigo Maia está sinalizando com os candidatos como Baleia Rossi (MDB-SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)", disse Kennedy. "É o que o Arthur Lira está vendo, que com 130 votos da esquerda e a divisão entre os conservadores, a tendência dele perder a eleição é maior." (Ouça a partir do minuto 36:37)

Nesta edição do podcast de política do UOL, Carla Bigatto e os colunistas também falaram sobre a confirmação da condenação de Robinho por violência sexual, a recente demissão de Marcelo Álvaro Antônio do Ministério do Turismo e as respostas de Brasil e Estados Unidos à pandemia do novo coronavírus.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Orelo, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.