Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado aciona MP para investigar secretário em extradição de blogueiro

Vicente Santini - Rosinei Coutinhio/SCO/STF
Vicente Santini Imagem: Rosinei Coutinhio/SCO/STF

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 18h58

O deputado federal Kim Kataguiri apresentou uma notícia-crime ao MPF (Ministério Público Federal) na qual pede a investigação de Vicente Santini, Secretário Nacional de Justiça e amigo da família Bolsonaro. Ele é acusado de tentar retardar o processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Santos é alvo de um mandado de prisão e extradição do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão se deu no âmbito do inquérito das milícias digitais.

Santini prevaricou ao tentar evitar que os documentos relativos à extradição fossem encaminhados ao governo americano. Por sorte, a Delegada Silvia Fonseca já havia encaminhado a documentação. Infelizmente, ela acabou sendo demitida por isso na quarta-feira. Kataguiri, em seu perfil nas redes sociais

Na última terça-feira (9), a delegada da Polícia Federal Silvia Amelia da Fonseca foi exonerada do cargo de diretora do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional). A demissão, assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi vista na PF como uma represália ao processo de extradição do youtuber bolsonarista Allan dos Santos, do extinto canal Terça Livre.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou, em nota, que a troca da delegada faz "parte de ajustes naturais de equipe da nova gestão da Secretaria Nacional de Justiça", ligada à pasta. A Secretaria Nacional de Justiça é chefiada por Vicente Santini.

Homem considerado de confiança da família Bolsonaro, Santini foi secretário adjunto da Casa Civil até janeiro de 2020, quando foi exonerado por usar um avião da FAB para viajar à Índia. Depois, passou pelo Meio Ambiente e pela Secretaria-Geral da Presidência a na condição de assessor.