Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não tenho rabo preso', diz Moro em nova crítica a Lula e Bolsonaro

Pré-candidato Sergio Moro volta a criticar Lula e Bolsonaro e diz que "não tem rabo preso" com o Congresso ou STF - Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo
Pré-candidato Sergio Moro volta a criticar Lula e Bolsonaro e diz que "não tem rabo preso" com o Congresso ou STF Imagem: Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

21/02/2022 09h05Atualizada em 21/02/2022 11h21

O pré-candidato à Presidência, Sergio Moro (Podemos), disse hoje que "não tem rabo preso" com o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal) em nova crítica aos adversários Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada em entrevista ao jornal Hora Certa, da Rádio Fala Litoral.

Eu tenho uma vantagem: Não tenho rabo preso, quando vou conversar com lideranças, com o Judiciário, não tenho nada com o que eles podem me atingir. Tem gente que vai para essas conversas e tem vulnerabilidades.
Sergio Moro em entrevista à Rádio Fala Litoral

Moro citou como exemplo "um passado em que crimes foram cometidos no governo, como mensalão e petrolão", em referência ao ex-presidente Lula. O esquema do "Petrolão" foi investigado pela Operação Lava Jato, do qual Moro foi juiz —em junho de 2021, ele foi considerado suspeito para investigar Lula e suas decisões foram anuladas.

  • Veja as informações de Juliana Dal Piva, análises de Marco Antonio Villa e mais notícias no UOL News com Fabíola Cidral:

No mês passado, Moro desafiou Lula para debate "a qualquer hora, sobre mensalão e petrolão".

Ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Moro também atacou o ex-aliado: "O outro tem problemas de investigação envolvendo ele e a família com rachadinhas".

Segundo Moro, as investigações lhe deixam "refém de uma situação" com políticos do Congresso e ministros do STF.

Uma série de reportagens publicada pelo UOL, em março de 2021, mostrou a prática de "rachadinhas" entre os membros da família Bolsonaro. Foram encontradas movimentações suspeitas do presidente Jair Bolsonaro, quando ele ainda era deputado federal, do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), além do senador Flávio Bolsonaro (PL), que são investigados por desviar salários de funcionários.

Moro pediu demissão do cargo de ministro da Justiça em abril de 2020 por desentendimentos com Bolsonaro. Ele diz ter sido "sabotado" e que o governo abandonou a pauta de combate à corrupção".

Durante a entrevista, Moro negou que possa desistir de sua candidatura à Presidência. "Eu disse que iria até o fim. Não tem essa de Senado, de deputado, nada disso". A mais recente pesquisa eleitoral, publicada pelo PoderData em 16 de fevereiro, mostra que Lula segue na liderança, com 40% das intenções de voto, à frente de Bolsonaro (31%).

Entre os candidatos da terceira via, o ex-juiz Sergio Moro é o melhor colocado, com 9% das intenções de voto.

Não aceito que, em fevereiro, a gente diga que eleição está resolvida, que é um ou outro. O brasileiro não precisa ser forçado a escolher entre dois governos que foram ruins.
Sergio Moro em entrevista à Rádio Fala Litoral

Moro acrescentou que "as raízes da recessão de 2014-2016 foram plantadas no governo Lula" e que o atual governo "já não deu certo".