Topo

Hospital do Tatuapé faz cirurgia de reconstrução de mama

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

16/10/2007 10h29

O Hospital Municipal do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, começou no mês passado a realizar cirurgias tardias de reconstrução de mama - ou seja, feitas em mulheres que tiveram câncer há muitos anos. Trata-se da primeira unidade municipal da cidade a realizar a operação.

"Para instalar essa nova modalidade, não foi preciso muito investimento financeiro", afirma o superintendente do hospital, Amaury Zatorre Amaral. "Aproveitamos o espaço que já existia e contratamos dois cirurgiões plásticos. Cada reconstrução de mama custa, em média, R$ 3 mil. Quando o serviço estiver funcionando plenamente, a expectativa é de 20 operações por mês."

Josefa Maria da Silva Botelho, de 56 anos, estava curada do câncer havia três anos. Na época, não quis fazer a cirurgia. Não queria ir para mesa de operação de novo." Mas não foi fácil conviver com o corpo mutilado. Na semana passada, foi operada no Hospital do Tatuapé.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2007 foram registrados 6.080 novos casos de câncer de mama na capital paulista, levando a uma incidência de 100 casos por 100 mil habitantes, a terceira maior do País. "Com tantos casos novos, quem ainda não tinha feito reconstrução não era prioridade", diz Amaral. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

AE