Bebê gordinho não é sinônimo de bebê saudável

Márcia Moreno

Do UOL, em São Pualo

Já se foi a época em que as pessoas pensavam que, quanto mais gordo fosse o bebê, mais saudável ele seria. E uma das formas de evitar o ganho de peso no início da infância é a amamentação, que deve ser exclusiva durante o tempo orientado pelo pediatra.

A introdução de novos alimentos deve ser feita aos poucos. De preferência, com alimentos não industrializados e que tenham consistência progressivamente maior. “Podemos iniciar com uma fruta e em quantidade inicial a um quarto da fruta nos intervalos das mamadas - de manhã e à tarde. O suco de fruta pode ter melhor aceitação dependendo da criança, por ser mais fácil de ingerir, mas não deve ser adoçado artificialmente”, informa Telo.

Para a médica, a papinha salgada deve conter pelo menos um tipo de carne batida e oferecida com o caldo mais uma opção de legumes de cada grupos e 2 colheres de sopa de grãos cozidos (arroz integral, ervilha, feijão, grão de bico, lentilha ou macarrão).

A endocrinologista acredita que a soja deve ser evitada, porque estudos mostram que ela pode provocar a puberdade precoce. “Outros estudos, ainda não conclusivos, mostram que a soja pode atrapalhar o funcionamento adequado da tireoide, sendo considerada um desruptor endócrino da mesma maneira que o bisfenol A - recentemente proibido em mamadeiras e utensílios plásticos infantis”. O bisfenol A é um composto químico que pode ser encontrado em plásticos que apresentam em sua composição o policarbonato e em revestimentos internos de latas que condicionam alimentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos